Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

TCE de Alagoas assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Solenidade ocorreu no Palácio República dos Palmares, reunindo órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública


				
					TCE de Alagoas assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
TCE de Alagoas assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. Assessoria

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Otávio Lessa, assinou, nessa terça-feira (7), a adesão da Corte ao Pacto Nacional pela Vacinação, uma iniciativa capitaneada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), representado pelo conselheiro e presidente da Comissão da Saúde daquele colegiado, Jayme de Oliveira.

A solenidade ocorreu no Palácio República dos Palmares, reunindo órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública.

Leia também

O Pacto proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando à retomada da ampla cobertura vacinal no Brasil.

“A vacinação não protege só aquele cidadão que é vacinado, mas toda uma comunidade. Então o nosso objetivo é alcançar cada cidadão alagoano, por isso estamos unindo forças entre os órgãos públicos também”, destacou Otávio Lessa.

Criado em novembro de 2022, o Pacto conta com a participação de mais de 170 instituições, como Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS); Conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde; Unicef, braço da Organização das Nações Unidas para a infância; e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme ressaltou Otávio, todos têm contribuído para potencializar a campanha vacinal no Brasil e o Governo de Alagoas chegará ao projeto para somar.

O presidente da Comissão de Saúde do CNMP disse que Alagoas é o 18º Estado a aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.

“É muito importante você conseguir mobilizar a sociedade civil, a sociedade alagoana, para que as pessoas compreendam que saúde é vacina, que vacina salva vidas, cura”, destacou.

Durante a solenidade, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, realizou a entrega oficial de duas vans para o Hemocentro do Estado de Alagoas (Hemoal), a fim de reforçar a busca ativa de doadores de sangue no Estado.

PACTO NACIONAL

Para reforçar esta realidade, o Governo de Alagoas destacou que serão implementadas diversas ações em parceria com os 102 municípios alagoanos, visando mudar esta realidade.

Para isso, serão promovidas ações educativas, conscientizando a população sobre a importância da imunização, visando alavancar as coberturas vacinais e, deste modo, evitar que doenças erradicadas, como a paralisia infantil, voltem a ser notificadas no Estado.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas