A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, nesta segunda-feira (11), que recebeu um aumento significativo de denúncias pelo 181 para combater o armazenamento irregular de gás. Desde a última quinta (7), quando a explosão de um botijão de gás matou três pessoas no Conjunto Maceió 1, o Disque-Denúncia já recebeu 69 notificações, representando 40% do total de informações recebidas em todo o ano.
O Corpo de Bombeiros Militar, responsável por averiguar as denúncias, emitiu 203 notificações por irregularidades em 2023 e 2024. As equipes da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMAL (DAT) também verificam as informações, atuando em todo o estado de forma especializada
Leia também
De acordo com o major Carlos Vasconcelos, chefe da Seção de Testes, Vistorias e Pareceres da DAT, durante as visitas às edificações, são observadas se as instalações atendem ao Código de Segurança contra Incêndio e Emergência e se há autorização para aquela finalidade.
Em caso de irregularidades, o proprietário do imóvel recebe uma advertência, assina um termo de compromisso para não manter o ato infracional e é orientado a solicitar que o fornecedor dos botijões compareça ao local para fazer o recolhimento dos recipientes.
A chefe do Disque-Denúncia da SSP, Eliane Araújo, agradeceu às denúncias recebidas. "As pessoas podem repassar informações pelo número 181, site ou aplicativo Disque Denúncia AL, todas sigilosas e preservando a identidade do denunciante", disse.
*com informações da assessoria.