Sete municípios que fazem parte do Vale do Mundaú estão sendo monitorados pela Defesa Civil Estadual de Alagoas, em conjunto com a Defesa Civil Estadual de Sergipe e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é mapear os pontos críticos para transbordamento e encontrar soluções para mitigar possíveis casos em períodos de chuva.
Nesta primeira etapa, os estudos serão realizados em Satuba, Rio Largo, Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú e São José da Laje.
Leia também
Em entrevista à TV Gazeta, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, explicou como a ação vai funcionar e ressaltou as áreas que serão estudadas.
"A operação já começou. Será realizada em todos os vales aqui do estado. As águas que caem em Pernambuco e deságuam aqui em Alagoas atingem justamente esses vales: Vale da Paraíba, Vale do Mundaú e Vale do Jacuípe. E ampliaremos para o Vale do Ipanema e os rios que causam inundações no estado de Alagoas".
Já o tenente Sander, também da Defesa Civil Estadual, destacou como o uso da tecnologia irá auxiliar no processo de mapeamento.
"Esse estudo está sendo feito com o auxílio de drones. Fazemos um levantamento de todas as áreas dessas regiões que sofrem com essas inundações e, através de fotos, utilizamos a tecnologia disponível para captar essas imagens. Iremos analisar toda a região, identificando os pontos críticos e o níveis alcançados nas inundações", afirmou ele.
A ação conjunta conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPAL), da Univerdidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).