As regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas devem registrar condições de baixa umidade do ar até o sábado (12), com maior impacto entre 10h e 16h, período de mais calor. A previsão é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).
O órgão informou que a umidade relativa do ar deve permanecer abaixo de 30%. "O fenômeno está associado à atuação de uma massa de ar seco e quente, além de um sistema de alta pressão atmosférica, que dificulta a formação de nuvens. Essas condições aumentam o risco de queimadas e podem causar problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas".
Leia também
A orientação da Semarh é para que a população a evite a exposição prolongada ao sol nos horários mais críticos, além de recomendar a ingestão constante de líquidos para manter a hidratação.
"O uso de umidificadores é sugerido para amenizar os efeitos do ar seco, assim como manter ambientes arejados e optar por roupas leves durante os dias de calor intenso. É importante também redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios", finalizou o órgão.
*com informações da assessoria.