
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) recebeu, nesta segunda-feira (17), representantes do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para debater medidas de segurança dentro do Campus A.C. Simões, na parte alta de Maceió.
O encontro foi motivado pela suspensão das atividades presenciais em cursos do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), após relatos de insegurança no campus.
Leia também
Durante a reunião, que contou com a presença do tenente-coronel Iran Rêgo, chefe de Políticas de Prevenção da SSP, foram discutidas demandas da universidade e a possibilidade de um patrulhamento mais efetivo na área.
Próxima reunião em 11 de março
Uma nova reunião foi marcada para 11 de março, data do próximo encontro trimestral dos Conselhos de Integração Comunitária (CICs), que será realizado dentro da Ufal.
Segundo o tenente-coronel Iran, o objetivo é apresentar o funcionamento do CIC e debater soluções conjuntas para a segurança no campus.
“A princípio, não estamos criando um Conselho de Integração específico para a Ufal, mas buscando formas de aproximação e solução para os problemas apresentados”, explicou o oficial.
O modelo do CIC já é utilizado em bairros da capital, onde a comunidade participa das discussões sobre segurança e encaminha demandas à SSP.
Além disso, no mesmo dia, o relatório das tratativas será apresentado na reunião ordinária do Consuni, como informou João Paulo Fonseca, presidente da comissão universitária. Ele destacou que os próximos passos incluem avaliar as propostas das forças de segurança e, se necessário, compor uma nova comissão para desenvolver soluções de longo prazo.
O secretário Flávio Saraiva reforçou a disposição da SSP em atuar na segurança do campus e destacou que, até a decisão final, a Polícia Militar continuará com patrulhamento ostensivo no entorno da universidade e respondendo a ocorrências de flagrante.