O leite humano é essencial para a saúde dos bebês. Sendo assim, a doação se torna fundamental para ajudar a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe. Maceió possui dois postos de coleta de leite humano: um na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e outro na Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, situada no Jacintinho.
Ambas as unidades estão disponíveis para receber doações, mas, para realizar o procedimento, é necessário seguir alguns critérios, como: estar com exames de HIV, sífilis, hemograma, hepatite B e C atualizados; não estar fazendo uso de medicação; e não ter fissuras mamárias.
Leia também
Para os casos em que a mulher não pode comparecer em uma das unidades, os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió podem realizar a coleta de forma domiciliar, que ocorre três vezes por semana. É preciso agendar a visita por meio do número (82) 99172-9344.
Após a coleta, o leite é encaminhado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde é pasteurizado e distribuído para os recém-nascidos prematuros, salvando vidas.
O posto de coleta de leite humano da URS Hamilton Falcão arrecadou 253 mil litros de leite, desde 2022, e o da USF José Araújo 53 litros, em seis meses de funcionamento.
*com informações da assessoria.