Foi realizada, na noite desta quinta-feira (26), a solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao reitor do Centro Universitário Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho. Na ocasião, também foi inaugurado o Centro Cultural Reitor João Sampaio Filho, no Farol, onde ocorreu o evento.
A honraria acadêmica é concedida a personalidades que se destacaram em áreas como cultura, educação, humanidades, ciências, letras e artes, ou que tenham beneficiado a humanidade ou um país.
Leia também
Durante o evento, também ocorreu uma conferência com o tema “Inteligência Artificial: Amplitude e Limites na Educação, na Saúde, no Direito e nos Negócios”, ministrada pelo Dr. Celso Niskier, membro do Conselho Nacional de Educação, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e fundador e reitor da UNICARIOCA.
João Sampaio, por problemas de saúde, não compareceu ao evento, sendo representado por sua esposa, Sônia Sampaio, e seu filho, João Sampaio Neto. “É uma satisfação imensa estar aqui, em uma noite festiva, outorgando o primeiro título de Doutor Honoris Causa ao reitor João Sampaio. É um reconhecimento ao seu trabalho, ao legado que ele vem deixando na educação superior, e um momento de muita alegria”, disse o filho.
Douglas Apratto, vice-reitor do Centro Universitário Cesmac, também esteve presente e afirmou que o momento é marcante para Alagoas. “Ele é o símbolo do dinamismo, da garra, da inteligência, da sabedoria, da lealdade e é uma pessoa única. Nós nos orgulhamos de estar ao lado dele; ele é o nosso líder, a pessoa que nos conduz, e me faltam palavras para expressar o quanto ele é querido, respeitado e admirado”, declarou.
Ele continuou: “Há momentos triviais e há momentos marcantes. Este é um momento marcante na história de Alagoas e na história do Cesmac, porque é uma solenidade única”, finalizou.
O desembargador Orlando Rocha afirmou que o momento é memorável. “Estamos aqui hoje para presenciar não apenas a inauguração desse maravilhoso Centro Cultural, que é uma espécie de centro de convenções requintado, mas também para acompanhar a entrega do título. Uma noite maravilhosa.”
Dr. Celso Niskier, que palestrou no evento, falou sobre a importância da inteligência artificial: “Falar sobre inteligência artificial não é mais discutir o futuro, é falar sobre o presente. É um assunto que muda a todo instante. Quero trazer para o debate questões, riscos, desafios e oportunidades, para que possamos valorizar principalmente a inteligência humana e deixar a inteligência artificial como um apoio para melhorar a vida das pessoas.”
Sobre o homenageado
João Rodrigues Sampaio Filho nasceu em 25 de setembro de 1937, na cidade de Maceió, filho de João Rodrigues Sampaio e Úrsula Marinho Sampaio. Concluiu os cursos primário e ginasial no Colégio Diocesano e o científico no Colégio Estadual de Alagoas. Diplomou-se em Agronomia em 1963, pela Universidade Rural de Pernambuco. Foi técnico e executivo de várias indústrias açucareiras de Alagoas e Pernambuco. Foi Prefeito de Maceió no governo Afrânio Lages (1971 – 1975) e Secretário de Agricultura no governo Divaldo Suruagy (1975 – 1978).
Foi eleito deputado estadual em 1978, sendo o mais votado na época, e exerceu vários cargos na Assembleia Legislativa, inclusive o de vice-presidente. No governo Theobaldo Barbosa, ocupou o cargo de Secretário de Viação e Obras Públicas. Dr. João Sampaio criou o CESMAC – FEJAL, mediante a lei municipal n° 2044, de 02.09.1973, atendendo ao desejo do Cônego Teófanes de Barros e sua equipe, bem como da juventude estudiosa de Alagoas, que ansiava pela oportunidade de cursar o ensino superior no horário da noite.