
A Catedral Metropolitana de Maceió e paróquias de toda Alagoas celebraram o início da Quaresma com a realização da tradicional Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas. A data, que neste ano foi celebrada no dia 5 de março, dá início um período de recolhimento, reflexão, conversão, penitência e oração.
Na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, a Santa Missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Beto Breis. Na homilia, o metropolita destacou que a Quaresma é o tempo de preparação para aquela que é uma das maiores festas do calendário litúrgico ao lado do Natal: a Páscoa.
Leia também
“Esses 40 dias até a Páscoa são justamente para nos preparar, preparar vossos corações para celebrarmos verdadeira e profundamente a Páscoa do Senhor, com Cristo ressuscitado. A palavra-chave do tempo quaresmal é a conversão. Conversão é mudança de vida, comportamento, de mentalidade, da maneira de se relacionar com as coisas e com os outros. A conversão é uma estrada que tem um começo e não tem fim”, pontuou o arcebispo Dom Beto Breis.
Desde a manhã desta quarta, as paróquias, não só de Maceió como do interior do estado, dedicaram seus ritos ao início da Quaresma. Durante a missa da noite, a Catedral Metropolitana lotou de fiéis.
Ao longo das missas, houve o tradicional momento de bênçãos concedidas aos fiéis, que recebem um pouco de cinzas sobre a cabeça ou formando uma cruz na testa.
Há duas possibilidades de frases ditas durante a celebração, cabendo ao sacerdote decidir: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, de abrir mão dos prazeres em prol de uma experiência mais próxima de Deus; e “Do pó vieste, ao pó retornarás”, que recorda a brevidade da vida.