Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Primeira captação de órgãos no HGE beneficia quatro vidas

Procedimento foi conduzido por médicos de Alagoas


				
					Primeira captação de órgãos no HGE beneficia quatro vidas
Podem ser doadores os cidadãos com idade acima ou igual a dois anos e abaixo de 80.. Thallysson Alves / Ascom HGE

Foi realizada a primeira captação de órgãos do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, nesta sexta-feira (12). A Central de Transplantes de Alagoas coordenou a captação de rins e córneas de um doador de 49 anos, que foi diagnosticado com morte encefálica. Pelo menos quatro alagoanos da lista de espera serão beneficiados.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, destacou que essa captação na unidade representa um diferencial para a saúde pública do estado. "É um sentimento de muita gratidão, principalmente porque a família consentiu com a doação no momento de maior dor", afirmou.

Leia também

Já a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ane Karine, relatou que a equipe multiprofissional ficou emocionada e ansiosa com a primeira captação realizada na unidade.

"Um gesto de amor e carinho da família que aceitou a doação, onde foram captados os rins e as córneas para beneficiar as pessoas que estão na fila de espera. Esperamos que esse gesto sirva de exemplo para conscientização da população sobre a doação de órgãos", enfatizou ela.

O irmão do doador, Gabriel Correia, ressaltou a importância do momento e afirmou que os familiares estão conscientes de que esse gesto irá ajudar outras pessoas que esperam por um transplante.

"Minha família decidiu fazer a doação dos órgãos do meu irmão e acreditamos que eles podem beneficiar outras vidas. Meu irmão vai continuar ajudando as pessoas, como sempre fez em vida. Acreditamos que será muito útil, existem mães que estão chorando e esperando por um doador", frisou.

O primeiro procedimento realizado no HGE foi conduzido por médicos captadores de Alagoas.

COMO SER DOADOR?

Para se tornar um doador, o cidadão precisa comunicar à família o desejo, conforme estabelecido pela Lei 10.211 de 23 de março de 2001, que requer autorização dos parentes para efetivação da doação.

Podem ser doadoras todas as pessoas com idade acima ou igual a dois anos e abaixo de 80, mediante autorização de um parente de primeiro grau, como irmão, cônjuge, pai ou mãe. Além disso, é imprescindível a presença de duas testemunhas para a autorização.

Os destinos dos órgãos ou tecidos são determinados por lista de espera regulada pelo Sistema Nacional de Transplantes, levando em consideração critérios de urgência, tempo de espera e compatibilidade. Segundo dados da Central de Transplantes, Alagoas possui 553 pessoas na lista de espera por um órgão ou tecido, sendo que 511 aguardam por um transplante de córnea, 36 por um de rim e seis por um de fígado.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a realização da primeira captação de órgãos na própria unidade do HGE é um marco para a saúde pública de Alagoas. "O HGE é o hospital alagoano que mais se dedica a encontrar potenciais doadores de órgãos. Isso deve ser evidenciado. E agora, com a primeira captação de órgãos acontecendo na própria unidade, estamos ainda mais orgulhosos pelos tantos benefícios que ele proporciona para o SUS e o povo alagoano", salientou o gestor da Saúde.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas