
A Prefeitura de Maceió manifestou pesar pelo falecimento do cineasta alagoano Cacá Diegues, aos 84 anos, na madrugada desta sexta-feira (14). A administração municipal expressou solidariedade aos familiares e amigos do diretor, um dos principais nomes do Cinema Novo.
Conforme a nota do Município, Diegues era reconhecido por sua contribuição ao cinema nacional, tendo dirigido diversas obras marcantes e projetado sua trajetória no cenário internacional, além de deixar uma influência duradoura sobre gerações de cineastas.
Leia também
"Maceió se despede de um de seus mais ilustres filhos, mas seu legado permanece vivo na cultura e na arte do Brasil", diz a nota.
MORRE AOS 84 ANOS
O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Ele tinha 84 anos e não resistiu após complicações em uma cirurgia.
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió, no dia 19 de maio de 1940. Ele se mudou para o Rio de Janeiro, com 6 anos de idade.
Na capital fluminense, passou a infância e adolescência no bairro de Botafogo, na Zona Sul.
Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas.