
O Dia Mundial do Jovem Adventista foi celebrado em Alagoas com uma passeata, show e ações solidárias nesse sábado (15). As atividades fizeram parte do Celebra Alagoas, promovido pela juventude da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A passeata solidária contou com cerca de 8 mil pessoas na orla de Maceió. Os participantes seguiram com um trio elétrico e música gospel ao longo do percurso. Durante o evento, várias ações foram realizadas, como pontos de coleta para doação de sangue, cadastro de medula óssea, corte de cabelo para doação à Apala, e a arrecadação de alimentos.
Leia também
Embora a maior parte da programação tenha ocorrido à tarde, desde a manhã de sábado, algumas ações já estavam em andamento. A partir das 8h30, os jovens mobilizaram doadores para o cadastro de medula óssea na recepção do Maceió Mar Hotel. Também foi disponibilizado um transporte pelo Hemoal para levar doadores de sangue até a sede do hemocentro.
De acordo com Selma Maria de Cerqueira, coordenadora do Setor de Captação e Serviço Social de Doadores de Sangue e Medula Óssea, o estoque de sangue estava crítico para alguns grupos sanguíneos. “Estamos com estoque crítico para os grupos sanguíneos A negativo, AB negativo, B negativo e O negativo”, afirmou.

Para doar sangue, os requisitos incluem: estar em boas condições de saúde, apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam da presença dos responsáveis), pesar mais de 50kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Além disso, no dia da doação, é essencial não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas, evitar álcool nas últimas 12 horas, não fumar por 2 horas antes e depois, e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores.
Ações em prol da comunidade
Em parceria com a Apala, o evento também incentivou as mulheres a cortarem e doarem seus cabelos para a produção de perucas para crianças em tratamento contra o câncer. Tiago Oliveira, coordenador do Celebra Alagoas, destacou: “Estamos repetindo essa ação que fizemos no ano passado, nessa mesma data, pois deu muito certo! Muitas mulheres e até crianças participaram e agora queremos ver esse movimento de novo!”
Ana Heloisa Carvalho, de 11 anos, que veio de Chã do Pilar para participar do evento com a família, tomou a decisão de cortar o cabelo para ajudar outras crianças: “Meu cabelo vai crescer, posso doar. Sei que farei uma criança feliz e que no céu, Deus ficou feliz por eu ter feito isso!”
Além disso, durante o percurso, foram doadas 300 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, em parceria com a ADRA (Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que atende mais de 60 famílias no estado.
Show com Daniel Ludtke e adoração
A programação se estendeu até as 19h, no Posto 7, na Praia da Jatiúca, onde aconteceu um show do cantor Daniel Ludtke, seguido de um momento de adoração, pregação e oração pela cidade de Maceió.
Tiago Oliveira, coordenador do Celebra Alagoas, ressaltou a importância de celebrar o dia do jovem adventista de forma solidária: “No mundo todo teremos celebrações assim. Somos muito felizes por nossa juventude escolher celebrar o seu dia ajudando o próximo e adorando a Deus, acima de tudo!”, finalizou.