
O outono começa nesta quinta-feira (20) e vai até o dia 20 de junho. A previsão para Alagoas é de uma queda gradual nas temperaturas, conforme aponta o meteorologista Vinícius Pinho, Superintendente de Prevenção aos Desastres Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“Este outono pode ser a estação mais importante do ano para o Estado, pois marca a transição do período seco para o período chuvoso. É durante essa época que começa a nossa quadra chuvosa, e essa mudança é um dos eventos climáticos mais significativos no ano”, afirma Pinho.
Leia também
De acordo com o meteorologista, a previsão é que as chuvas ocorram dentro da normalidade, com bons volumes de precipitação a partir do final de abril e início de maio, se estendendo até o inverno.
Ele destaca que, apesar de a estação ser caracterizada por uma redução nas temperaturas, o foco principal deve ser a mudança no regime de ventos. “Até o final de abril, o vento predominante é o de Leste/Nordeste, mais quente. No entanto, a partir do outono, esse vento começa a mudar para Leste e depois Sudeste, o que traz ventos mais frios e úmidos do oceano, contribuindo para o aumento da umidade e, consequentemente, das chuvas”, explica.
Em relação às temperaturas, Pinho alerta que a queda será gradual, com um destaque para o mês de maio, quando as temperaturas devem cair significativamente. "As noites devem ficar mais frescas e as tardes um pouco mais amenas, o que é um alívio depois do calor intenso que o verão trouxe", complementa.
O meteorologista também destaca que, embora o outono traga uma mudança nas condições climáticas, os alagoanos devem se preparar para uma estação de transição, com um aumento da umidade relativa do ar e mais instabilidade climática. Ele aconselha que a população fique atenta às previsões diárias, especialmente para as regiões que podem ser mais impactadas pelas chuvas intensas.