Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

MPF recomenda melhorias para acesso à Praia de Carro Quebrado e retirada de barracas fixas

Recomendação constatou dificuldades de acesso, cobrança indevida e irregularidades ambientais na região


			
				MPF recomenda melhorias para acesso à Praia de Carro Quebrado e retirada de barracas fixas
MPF recomenda melhorias para garantir acesso público à Praia de Carro Quebrado. Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou uma série de melhorias para garantir o acesso público adequado à Praia de Carro Quebrado, no litoral norte de Alagoas, além da retirada das barracas fixas. A recomendação veio após uma inspeção realizada nesta quarta-feira (19), que constatou dificuldades de acesso, cobrança indevida e irregularidades ambientais na região.

Durante a vistoria, conduzida pelo procurador da República Érico Gomes, verificou-se que o caminho público que deveria permitir o acesso livre à praia está bloqueado e em condições precárias, dificultando a passagem de pedestres. Atualmente, a alternativa mais viável para chegar ao local é por meio de um empreendimento turístico privado, que cobra taxa para a entrada de veículos, embora permita o acesso gratuito para pedestres e ciclistas.

Leia também

"Verificou-se que a entrada, o acesso à praia direto é um pouco complicado, é um acesso íngreme, tortuoso, com buracos que precisam ser melhorados. Esse acesso precisa ser melhorado com algumas soluções arquitetônicas possíveis para região. Além disso, verificou-se uma dificuldade para pessoas com deficiência de acesso a esses locais, além de que, o acesso público está sem sinalização adequada e sem a segurança adequada", relatou o procurador.

Além do acesso ao local, o MPF também recomendou a remoção das barracas fixas na praia. "Segundo uma sentença transitada em julgado da Justiça Federal de Alagoas, não é permitido nenhum tipo de construção fixa na praia, de modo que esses ambulantes que estão explorando economicamente a área vão ter que se adequar num prazo determinado de notificação acertada pela SPU de 30 dias para para regularizar a sua situação", finalizou Érico Gomes.


			
				MPF recomenda melhorias para acesso à Praia de Carro Quebrado e retirada de barracas fixas
MPF recomenda melhorias para garantir acesso público à Praia de Carro Quebrado. MPF/AL

Diante do cenário, o MPF recomendou medidas para melhorar o acesso público e garantir o direito de ir e vir. Entre as principais determinações estão:

  • A Fazenda Bela Vista, responsável por parte do terreno, deve garantir a liberação e melhoria do caminho público, assegurando condições adequadas de tráfego para pedestres e veículos;
  • A empresa Norte Empreendimento Turístico foi orientada a promover melhorias no acesso pelo mirante, tornando-o mais acessível;
  • A Prefeitura de Barra de Santo Antônio deverá sinalizar melhor o caminho público, além de garantir limpeza, manutenção e acessibilidade, para que a população possa chegar à praia sem depender da infraestrutura privada;
  • A remoção de barracas fixas instaladas irregularmente na faixa de areia, conforme determinação judicial.

As recomendações serão formalizadas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o cumprimento das medidas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X