Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Motorista de ônibus rompe estereótipos e compartilha experiências

Nielma Costa, de 24 anos, trabalha nos coletivos há quatro anos, em Maceió


				
					Motorista de ônibus rompe estereótipos e compartilha experiências
Jornada de Nielma começa às 5h20 e se estende até o meia-dia Nielma - motorista de onibus da empresa, Viação cidade Maceió. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz. Ailton Cruz

Antes do amanhecer, quando a cidade sequer despertou, Nielma Costa, de 24 anos, inicia sua jornada de trabalho nas ruas de Maceió. Mãe amorosa do pequeno Arthur, de seis anos, ela é mais do que uma motorista de ônibus, é uma contadora de histórias, uma voz em meio ao som dos motores, a presença delicada da mulher em uma profissão frequentemente dominada por homens.

Residente do conjunto Eustáquio Gomes, na parte alta da cidade, Nielma trilha seu caminho há quatro anos entre os volantes dos ônibus urbanos. Mas foi recentemente que ela decidiu abrir as cortinas de sua vida diária para o mundo, compartilhando seu dia a dia, os desafios e as alegrias de sua jornada nas redes sociais.

Leia também

Com um toque de coragem e determinação, suas histórias ultrapassaram além das fronteiras de Alagoas, conquistando a atenção de seguidores de outros estados do Brasil. Antes de iniciar suas publicações, Nielma contava com cerca de 1.900 seguidores. Em apenas 15 dias, após começar a compartilhar seu cotidiano, seu número de seguidores saltou para mais de 11 mil.

A ideia surgiu quando uma amiga fez um vídeo seu e compartilhou nas redes sociais. Diante da resposta positiva dos seguidores, Nielma decidiu continuar, vendo a oportunidade de inspirar outras mulheres a quebrar barreiras sociais e buscar seus sonhos.

"Decidi mostrar meu dia de trabalho para que as mulheres saibam que podem ir além das expectativas da sociedade, que elas podem conquistar o que desejam", revela Nielma, com a serenidade de quem conhece sua própria força.

No entanto, a estrada que ela escolhe percorrer não é isenta de obstáculos. O preconceito, muitas vezes enraizado nas mentes dos homens, se apresenta como um desafio constante. Mas para Nielma, cada obstáculo é apenas mais uma oportunidade de demonstrar sua resiliência e determinação.

Com uma jornada que começa às 5h20 e se estende até o meia-dia, Nielma realiza três viagens diárias. O destaque fica para a primeira viagem, quando a atmosfera no ônibus é de festa. Aniversários, cafés da manhã improvisados e sorrisos compartilhados transformam a viagem em uma experiência de alegria e amizade.

“A turma é sempre a mesma, então, todo dia é uma alegria. Todos se conhecem, a gente brinca a viagem toda. A alegria que carrego em fazer o que gosto, acho que quando fazemos as coisas com amor, tudo flui melhor”, compartilha.

Seu caminho até a profissão de motorista não foi fácil. Nielma iniciou sua jornada como cobradora de ônibus, mas sempre nutriu o desejo de comandar as estradas. Foi somente com a extinção do cargo de cobrador que ela viu a oportunidade de realizar seu sonho. Com dedicação e empenho, ela passou pelo curso de capacitação e se qualificou para assumir o volante.

Hoje, apesar do sucesso repentino nas redes sociais, Nielma não planeja abandonar o volante que tanto ama. Em vez disso, ela vislumbra uma oportunidade de unir suas paixões, transformando suas histórias em fonte de renda e inspiração.

"Amo minha profissão e acredito que posso conciliar os dois mundos", ela reflete. "O futuro é incerto, mas continuarei dando o meu melhor em tudo que faço."

Assim, com determinação e otimismo, Nielma ressalta a importância de persistir em quebrar padrões, mostrando que é possível construir uma carreira de sucesso, mesmo em um ambiente predominantemente masculino.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas