Nesta quarta-feira (11), a cidade de Marechal Deodoro inaugurou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Niquim. O projeto faz parte das ações para garantir o abastecimento de água tratada para cerca de 55 mil pessoas, abrangendo áreas do Centro Histórico até o Francês.
Com um investimento superior a R$ 20 milhões, a nova estação tem capacidade para tratar 150 litros por segundo e é composta por um sistema de 19 km de adutoras. Foram recuperados quatro reservatórios, que juntos podem armazenar até 3 milhões de litros.
Leia também
A cerimônia de inauguração, realizada na zona rural, no acesso ao Rio Niquim, contou com a presença do prefeito Cláudio Filho Cacau (MDB) e do secretário de Governo Vitor Pereira, além de lideranças comunitárias e membros do governo municipal. O prefeito destacou a ETA Niquim como um marco para o crescimento ordenado da cidade.
“Hoje, Marechal Deodoro vive um divisor de águas em seu desenvolvimento. Esta obra foi planejada para acompanhar o crescimento populacional dos próximos 20 anos, garantindo que o nosso município continue a oferecer qualidade de vida para todos os deodorenses", afirmou Cacau.
O prefeito também ressaltou que Marechal Deodoro foi um dos municípios que mais cresceu em Alagoas, com um aumento de 31% na população, segundo dados do IBGE. “Estamos entregando uma estrutura que trará segurança hídrica, abastecendo nossas comunidades de forma contínua e sustentável".
Representante do Conjunto Habitacional Erik Ferraz, Edeilton Silva, comemorou a entrega da estação de tratamento. “Hoje é um dia histórico para todos nós. Esse é um sonho que batalhamos por muitos anos e que agora se torna realidade", disse.
Já o secretário de governo, Vitor Pereira, que representou o governador Paulo Dantas durante o evento, frisou a importância da ETA no contexto do programa estadual “Mais Água Alagoas”. “Essa obra é o resultado de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Marechal Deodoro. Nosso próximo objetivo é expandir o sistema até Massagueira, garantindo que todas as comunidades do município tenham acesso a água de qualidade".
A estação foi planejada para manter o abastecimento mesmo em caso de interrupção de energia elétrica, já que o sistema opera por gravidade. A previsão é que a capacidade total do local funcione até agosto de 2025.