Dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que, dos 88.803 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 26,2% faltaram ao primeiro dia de prova, realizado no domingo (3). O número de abstenção foi menor do que o registrado em 2023 (30,1%).
Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, juntamente com os resultados finais do exame.
Leia também
Segundo o balanço, em 2023 foram 82.764 inscritos, sendo registrados 69,9% presentes. Em 2024, foram 73,8%.
Dos mais de 4,3 milhões inscritos no Brasil, 73,4% participaram da prova no primeiro dia. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram.
Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.
Aplicação
No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. O exame continuará no próximo domingo, 10 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.
Segundo o professor de matemática Jaguar Neto, a abordagem do primeiro dia de prova foi considerada fácil para uma boa parte dos estudantes.
“No primeiro dia de prova, o tema da redação foi muito legal, abordou algo muito importante para a sociedade e os alunos que estão iniciando a sua vida na universidade, então foi um tema muito relevante, mas um tema já esperado pela maioria dos professores e dos próprios estudantes. A questão da temática não foi nenhuma surpresa. No tocante à prova de geografia, ela foi um pouco diferente, de muita interpretação, muito bem elaborada, mas no âmbito geral, os alunos gostaram muito desse primeiro dia de prova, acharam até um pouco mais fácil do que outros anos”, disse o professor Jaguar Neto.