
Maceió recebe, entre os dias 26 e 28 de março, o XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), reunindo coordenadores, dirigentes e assessores de comunicação das EJEs de todo o Brasil. O evento acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta e tem como foco o fortalecimento da educação eleitoral, a troca de boas práticas e o enfrentamento às fake news.
Com uma programação diversificada, o encontro contará com palestras, mesas-redondas e oficinas sobre temas como linguagem simples na comunicação pública, acessibilidade, inteligência artificial aplicada à educação eleitoral, entre outros. Participam das atividades o ministro Joelson Costa Dias, a ministra Vera Lúcia, além de especialistas como Frederico Franco Alvim e Vitor Monteiro.
Leia também
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Carlos Cavalcanti, participou da abertura do evento e destacou a importância do lançamento do Observatório da Desinformação (OD), iniciativa interinstitucional e interdisciplinar que busca combater fake news, deepfakes e outros tipos de desinformação que ameaçam a democracia, as instituições e a convivência social.
“O Observatório surge como uma resposta a um desafio cada vez mais presente: a proliferação de informações falsas que desinformam, manipulam e geram instabilidade. Precisamos unir esforços com a sociedade, pesquisadores e instituições para garantir que o debate público seja baseado em fatos e responsabilidade”, afirmou Cavalcanti.
O projeto do Observatório da Desinformação é coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
Além dos debates técnicos, o CODEJE prevê momentos culturais e visitas institucionais, incluindo uma ida ao Museu do Tribunal de Justiça de Alagoas e ao tradicional bairro do Pontal da Barra, promovendo uma imersão na cultura e história local.
O evento reforça o papel das Escolas Judiciárias Eleitorais na promoção da cidadania e no fortalecimento democrático, posicionando Maceió como referência nacional no debate sobre educação eleitoral e combate à desinformação.

APERFEIÇOAMENTO
Para o desembargador Jorge Luis Dall'Agnoll, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, o evento é importante porque reúne todas as escolas eleitorais do País, visando ao aperfeiçoamento das escolas judiciárias.
“Também permite fornecer, tanto para os juízes como para os servidores, uma capacitação melhorada, para atingir a população, esclarecendo-a sobre o que acontece no decorrer de uma eleição. Precisamos dar condições para que os eleitores se sintam mais à vontade para trafegar nas redes sociais e saber votar, exercendo o seu direito de voto com legitimidade, transparência e segurança”, resume.
Segundo ele, o encontro vai discutir temas bem atuais e importantes, como o uso adequado da inteligência artificial, a linguagem simples e deverá lançar uma campanha, em Maceió, de educação midiática e informacional.