Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Lei Seca em Alagoas já retirou quase 16 mil motoristas alcoolizados das ruas

Operação registra mais de 5 mil ações de fiscalização desde 2012


				Lei Seca em Alagoas já retirou quase 16 mil motoristas alcoolizados das ruas
Arquivo Detran Alagoas

A Operação Lei Seca em Alagoas completa 14 anos neste domingo (28) com um balanço expressivo no combate à combinação entre álcool e direção. Desde o início das atividades, quase 16 mil condutores em situação de alcoolemia foram retirados das ruas em todo o Estado.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a operação alia ações educativas e fiscalizações ostensivas com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito.

Leia também

De acordo com os dados divulgados, ao longo desses 14 anos foram realizadas 5.575 operações, com 338.690 veículos abordados e 355.603 testes do etilômetro aplicados. Nesse período, 15.910 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 2.313 acabaram presos em flagrante.


				Lei Seca em Alagoas já retirou quase 16 mil motoristas alcoolizados das ruas
Arquivo Detran Alagoas

O coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente-coronel Eduardo Alex, destaca que o foco do trabalho é preventivo. Segundo ele, a presença constante das equipes nas ruas busca evitar tragédias provocadas por motoristas alcoolizados.

Shorts Youtube
Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Play
Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas

“Estamos diariamente em diversos pontos do Estado com o objetivo de impedir que condutores embriagados provoquem acidentes e destruam famílias. Nossa prioridade é salvar vidas”, afirmou.

Somente entre janeiro e maio de 2026, as equipes realizaram 23.777 testes de alcoolemia em mais de 22 mil veículos abordados. Nesse período, 950 casos de embriaguez ao volante foram identificados, resultando em cerca de 200 prisões em flagrante.


				Lei Seca em Alagoas já retirou quase 16 mil motoristas alcoolizados das ruas
Arquivo Detran Alagoas

Para o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, os resultados são reflexo de investimentos contínuos em estrutura e tecnologia. Ele ressalta que a operação também tem papel educativo na mudança de comportamento dos motoristas.

“A atual gestão tem investido em viaturas, etilômetros, drones, motocicletas, além de equipamentos de proteção e conectividade. Mais do que fiscalizar, nosso objetivo é transformar a cultura no trânsito. Cada motorista retirado de circulação sob efeito de álcool representa uma vida preservada”, destacou.

Entre os equipamentos utilizados atualmente estão novos etilômetros ativos e passivos, drones de monitoramento, barreiras móveis, motocicletas, coletes de proteção e sistemas de internet móvel para apoio às equipes em campo.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas