
A juíza Ana Florinda Dantas foi agraciada, nesta sexta-feira (4), com a Comenda Desembargador Mário Guimarães, a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Maceió. A homenagem reconhece sua atuação à frente do Núcleo de Promoção à Filiação (NPF), projeto que coordenou por 16 anos e que contribuiu diretamente para o reconhecimento de mais de 15 mil paternidades desde sua criação, em 2008.
Magistrada titular da Turma Recursal Unificada do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Ana Florinda fundou o núcleo a partir de uma pesquisa acadêmica e acompanhou seu crescimento desde os primeiros passos. Em seu discurso, ela emocionou o público ao comparar o projeto a um filho.
Leia também
“Recebo essa comenda como homenagem não a mim, mas a todo trabalho promovido pelo Núcleo de Promoção à Filiação, que é como um quinto filho. É como se eu estivesse vendo um filho ter sucesso, fico muito feliz”, declarou.
A proposta da homenagem partiu do vereador Galba Netto, que destacou o legado deixado pela magistrada. “Ana Florinda tem um currículo que realmente merece toda a admiração e homenagens possíveis. Então, como forma de agradecimento e reconhecimento, fizemos essa homenagem pela dedicação que ela teve ao longo desses anos”, afirmou.
A solenidade contou com a presença da equipe técnica do NPF, familiares da juíza, além de juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Geneir Marques e Kleber Borba, e os magistrados George Omena e Ygor Figueirêdo.