Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Instituto de Identificação emite RG para pessoas com espectro autista

Ação foi mais uma das atividades desenvolvidas em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo


				
					Instituto de Identificação emite RG para pessoas com espectro autista
Instituto de Identificação emite RG para pessoas com espectro autista. Assessoria

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou, nessa sexta-feira (12), uma ação especial para emissão da carteira de identidade nacional no centro do município Barra de São Miguel. A equipe atendeu pessoas com espectro autista e pessoas com deficiências, assistidas pelo Projeto TEAcolher.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, ressaltou que a ação foi mais uma das atividades desenvolvidas em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. No início do mês, o Instituto inaugurou uma sala de atendimento exclusiva e inclusiva para autista na Central Já do Maceió Shopping.

Leia também

A ação organizada pelo projeto TEAcolher contou ainda com a parceria das Secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e Primeira Infância (Secria). Além da identidade, a ação contou com a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o Cartão PCD (Pessoa com Deficiência), documentos fundamentais para garantir o atendimento prioritário em serviços públicos ou privados.

Larissa Suruagy, assessora especial da Secdef, falou da importância e necessidade de ações como essa para todos os integrantes de famílias atípicas. Ela explicou que muitas pessoas estavam com o documento vencido há um determinado tempo e não conseguiam regularizar por não terem condições de sair do município.

“A vida das mães e dos pais atípicos não é fácil, existem muitas barreiras. Elas dependem de uma rede de apoio para que consigam se deslocar do município para a capital e fazer um documento. Essa ação tem fundamental importância, pois é no próprio município e oferece um local acessível para que elas exerçam a sua cidadania”, afirmou Larissa Suruagy.

Outra atividade desenvolvida nessa ação foi o Censo PCD, que busca levantar o maior número possível de informações e dados relativos às pessoas com deficiência em Alagoas. Essas informações serão utilizadas para que o Governo de Alagoas, por meio do seu secretariado, desenvolva e entregue políticas públicas de qualidade para esse público.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas