Dados divulgados pela Hemorrede Pública do Estado, nesta segunda-feira (29), revelam que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebeu 16.246 doações voluntárias de sangue no primeiro semestre de 2024. O levantamento é relativo às captações recebidas nos postos fixos e nas coletas itinerantes realizadas nos municípios, com o intuito de abastecer as maternidades e hospitais que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Do total de doações, 10.451 ocorreram nos três postos fixos de coleta da unidade de Maceió e durante ações itinerantes na capital, litorais Norte e Sul, Vale do Paraíba e Zona da Mata.
Leia também
Já o posto de coleta em Arapiraca e ações externas realizadas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, contabilizaram 5.795 doações sanguíneas entre o período de janeiro e junho deste ano.
Ainda de acordo com o balanço, o maior número de doações recebidas pelo Hemoal ocorreu no mês de fevereiro, quando 2.935 voluntários compareceram aos postos fixos e às ações itinerantes.
O mês de abril recebeu o segundo maior quantitativo de doações, com 2.900 bolsas de sangue; seguido pelo mês de maio, com 2.894 unidades. Junho foi o mês com o quarto maior registro de coletas de sangue (2.610 bolsas), seguido por janeiro (2.593) e março (2.314).
A diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica hematologista Verônica Guedes, destacou que o alto número de doações recebidas no primeiro semestre é fruto do trabalho permanente do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal e da solidariedade do povo alagoano.
“Além dos nossos bravos servidores, que atuam todos os dias para facilitar e agilizar o acesso dos voluntários à prática da doação voluntária de sangue, é necessário ressaltar o espírito solidário da nossa gente, porque o ato de doar sangue é um gesto altruísta”, afirmou a diretora.
*com informações da assessoria.