
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove neste sábado (29) mais uma ação itinerante para incentivar a doação voluntária de sangue e garantir o abastecimento das unidades de saúde do estado. Das 8h às 16h, uma equipe estará no Colégio Adventista de Maceió, localizado na Avenida Juca Sampaio, no bairro Barro Duro, coletando sangue de voluntários da comunidade escolar e da população em geral.
A iniciativa visa facilitar o acesso dos alagoanos à doação e manter os estoques em níveis adequados para atender hospitais e maternidades, tanto na capital quanto no interior. O Hemoal é responsável por fornecer sangue e hemocomponentes às unidades públicas para uso em atendimentos de urgência, emergência e cirurgias eletivas.
Leia também
Quem pode doar sangue?
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.
A diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, alerta que algumas condições temporárias impedem a doação, como a realização recente de tatuagens, micropigmentações, maquiagem definitiva ou colocação de piercings. “Nesses casos, é necessário aguardar 12 meses. Já quem estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, deve esperar o desaparecimento dos sintomas e um intervalo de 10 dias para doar”, explicou.
Ela também reforça que há impedimentos permanentes, como histórico de infecções por HIV (Aids), sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas.