
A apenas dois dias do início do feriadão da Páscoa — período em que historicamente triplica a demanda por transfusões nas maternidades e hospitais — o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registra um estoque de sangue alarmante: apenas 24,25% da quantidade ideal.
Segundo o Hemoal, seriam necessárias no mínimo 400 bolsas para garantir o abastecimento das unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas, até esta segunda-feira (14), o órgão conta com apenas 137. O déficit já preocupa quanto à manutenção de cirurgias eletivas e ao atendimento de urgências, especialmente em casos de acidentes de trânsito e violência urbana, quando há risco iminente de morte por hemorragias.
Leia também
“Reforço diariamente que o sangue é um medicamento, mas, ao contrário dos demais, não se fabrica artificialmente e não se compra em farmácia. Para obtê-lo, temos que contar com a solidariedade da população alagoana”, apelou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes. “Por isso, mais uma vez, voltamos a pedir que as pessoas doem sangue antes da Páscoa. Precisam apenas ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos”, completou.
Requisitos para doação
Além de estar em boas condições de saúde, o doador deve apresentar documento oficial com foto. É proibido doar sangue quem teve doenças como Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. Pessoas com sintomas gripais, Covid-19 ou Influenza também estão temporariamente impedidas de doar.
Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercing deve esperar 12 meses para doar. O consumo de bebida alcoólica impede a doação por 24 horas, e é necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Onde doar
Maceió
- Unidade Trapiche ou Via Expressa: Segunda a sexta, das 7h às 18h | Sábado, das 7h às 17h;
- Unidade Farol (Hospital Veredas): Terças-feiras, das 7h às 17h.
Arapiraca
- Unidade Eldorado (Rua Marechal Floriano Peixoto, próximo à Escola Alternativa): Segunda a sexta, das 7h às 18h | Sábado, das 7h às 17h.