
Alagoas será palco, a partir desta quinta-feira (8), da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O encontro reunirá autoridades de diversas unidades da federação para discutir políticas carcerárias e conhecer de perto as boas práticas implantadas no sistema prisional alagoano.
Com programação prevista para os dias 8 e 9 de maio, o evento contará com visitas técnicas a unidades prisionais e debates sobre temas estratégicos, incluindo a eleição da nova diretoria do Consej. Estarão presentes secretários estaduais, diretores de órgãos penitenciários, representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Leia também
“Alagoas está de braços abertos para receber esses gestores do Brasil inteiro. É uma honra sediar esse evento e mostrar o que temos feito para tornar nosso sistema mais eficiente e humanizado”, destacou o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira.
A programação de amanhã começa com uma visita ao Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), referência nacional pela adoção de projetos de trabalho, educação e ambiente prisional humanizado. No local, os visitantes assistirão à apresentação de uma banda formada por reeducandos e conhecerão o artesanato e os produtos da padaria feitos pelos internos. Ainda no mesmo dia, estão previstas visitas à Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM) e ao Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM).
Na sexta-feira (9), as atividades se concentram no Palácio República dos Palmares, com a cerimônia oficial de abertura e apresentações culturais. Em seguida, os representantes estaduais participam da eleição da nova diretoria do Consej e assistem a exposições sobre o modelo de cogestão em Alagoas, o Método Construtivo Modular e pautas nacionais, como a padronização do uniforme da Polícia Penal.
Troca de experiências
A chefe de gabinete da Seris, policial penal Shirley Miranda, enfatizou a importância da troca de experiências entre os estados. “Estamos prontos para compartilhar nossa trajetória, ouvir os demais gestores e contribuir com um debate construtivo sobre os caminhos para um sistema prisional mais justo e eficiente”, pontuou.
O evento reafirma o protagonismo de Alagoas na pauta da ressocialização e fortalece o diálogo entre os entes federativos para o aprimoramento da gestão penitenciária no país.