Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

FAF diz que VAR apresentou problema durante partida e promete revisão de protocolos

No jogo, árbitro confirma gol, mas depois volta atrás


			
				FAF diz que VAR apresentou problema durante partida e promete revisão de protocolos
Arbitragem da partida entre CRB e ASA. Ailton Cruz

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) comunicou, por meio de nota neste domingo (16), que durante a partida da final do Campeonato Alagoano, o sistema do VAR apresentou instabilidades operacionais, impactando o tempo de revisão de determinados lances.

A análise do VAR foi bastante criticada principalmente por causa de um gol. Aos 27 minutos do segundo tempo, o zagueiro Miranda cabeceou para a rede do ASA, e a assistente Brígida Cirilo marcou impedimento na hora. O VAR demorou mais de cinco minutos para decidir.

Leia também

Nesse tempo, o árbitro principal do clássico, o alagoano Márcio dos Santos Oliveira confirmou o gol do CRB aos 33 minutos, a torcida comemorou, mas, quando estava se dirigindo para o meio-campo, ele foi chamado às pressas pelo VAR e anulou o gol.

O jogo foi até 65 minutos do segundo tempo, e o CRB virou na prorrogação para 2 a 1 no último lance.

“No caso do gol anulado do CRB por impedimento, a marcação das linhas enfrentou instabilidades, resultando em um tempo maior de revisão. Além disso, falhas na comunicação entre a equipe de arbitragem e os operadores do VAR causaram uma interpretação equivocada no momento da transmissão da informação”, diz trecho da nota, assinada pela diretoria de arbitragem.

Além de lamentar a situação, a FAF diz que a direção de arbitragem revisará os protocolos de operação do VAR e que os lances da partida serão submetidos à análise da Comissão Nacional de Arbitragem para uma avaliação isenta e criteriosa dos procedimentos adotados.

Neste domingo (16), a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) publicou um manifesto em suas redes sociais em que critica a arbitragem do Campeonato Alagoano e fala que o jogo foi um “um verdadeiro assalto ao futebol” e cita o tempo de espera nas análises do VAR.

A empresa responsável pelo procedimento que faz a revisão das jogadas emitiu uma notra sobre o que aconteceu no jogo. Ela explicou que os equipamentos aqueceram e isso gerou um problema com a matriz de comunicação, causando o atraso. Disse, ainda, que o equipamento foi substituído no momento do gol do CRB e foi reestabelecido em seguida.

Leia as notas na íntegra:

A Federação Alagoana de Futebol (FAF), por meio da Diretoria de Arbitragem, vem a público esclarecer os acontecimentos da final do Campeonato Alagoano 2025, entre CRB e ASA, deste sábado (15). Durante a partida, o sistema do VAR apresentou instabilidades operacionais, impactando o tempo de revisão de determinados lances. No caso do gol anulado do CRB por impedimento, a marcação das linhas enfrentou instabilidades, resultando em um tempo maior de revisão. Além disso, falhas na comunicação entre a equipe de arbitragem e os operadores do VAR causaram uma interpretação equivocada no momento da transmissão da informação. A Diretoria de Arbitragem já solicitou explicações à empresa responsável pelo VAR para análise detalhada do ocorrido. No primeiro gol do CRB, marcado pelo atacante Anselmo Ramon, a decisão foi tomada com base nas imagens do VAR, que serão disponibilizadas no Portal da Transparência da FAF. A FAF lamenta os problemas técnicos registrados, reconhece o impacto gerado e reforça seu compromisso com a transparência e o aprimoramento contínuo da arbitragem no futebol alagoano. Como medida preventiva, a Direção de Arbitragem revisará os protocolos de operação do VAR e reforçará o treinamento da equipe técnica para evitar falhas semelhantes. Além disso, os lances da partida serão submetidos à análise da Comissão Nacional de Arbitragem para uma avaliação isenta e criteriosa dos procedimentos adotados.

Diretoria de Arbitragem Federação Alagoana de Futebol (FAF)

Por motivos da alta temperatura que gerou um aquecimento anormal nos equipamentos, com isso tivemos um grave problema com a matriz de comunicação, que causou atraso na comunicação entre o árbitro de vídeo e o árbitro de campo. Na operação da partida entre CRB x ASA partida válida pelo Campeonato Alagoano 2025. Nossa equipe técnica atuou rapidamente todos os procedimentos para recuperá-lo, sendo detectado um problema no hardware devido à alta temperatura. O equipamento foi substituído prontamente pelo backup. Durante esse procedimento ficamos sem comunicação justamente em lance de gol do CRB, sendo restabelecida logo em seguida. Pedimos as nossas mais sinceras desculpas, à Federação Alagoana de Futebol, Clubes, demais entidades e torcedores pelo ocorrido na partida de ontem.

Atenciosamente, BROTHER’S TECNOLOGY

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X