Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Exame aponta que vírus do tipo 3 da dengue já circula em Alagoas

Caso foi confirmado no município de Atalaia, que já registrou uma morte pela doença neste ano


				
					Exame aponta que vírus do tipo 3 da dengue já circula em Alagoas
Caso de dengue do tipo 3 volta a ser registrado em AL. Divulgação

Um exame laboratorial confirmou a circulação do vírus da dengue do tipo 3 em Alagoas. Esse é o tipo mais grave da doença, que passou um tempo sem circular no Estado. O caso da dengue provocada por este vírus foi confirmado no município de Atalaia, que já teve uma morte registrada.

De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Renée Oliveira, os jovens são os mais suscetíveis à doença, considerando que ainda não têm imunidade contra esse tipo de vírus, por isso a importância da vacinação.

Leia também

"O exame comprovou o que a gente já desconfiava, que o vírus do tipo 3 está voltando. No Estado vizinho de Pernambuco, ele já tinha sido identificado, então seria difícil ele não estar por aqui também", afirmou o médico.

O retorno do tipo 3 da dengue foi confirmado no país, no início do ano passado, após um longo período sem que houvesse registro da doença por esse tipo.

De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente.

Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

Casos

Em todo o Estado, sete mortes por vírus estão sendo investigadas atualmente, sendo duas no município de Maceió e uma nas cidades de Boca da Mata, Teotônio Vilela, São Luís do Quitunde, Viçosa e Porto de Pedras.

Só neste ano, já foram confirmados em Alagoas 4.535 casos da doença, o que representa um aumento de 168 %, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas