“Comunidade Escolar e Território: Participação, Interação e Compromisso Social com Equidade”: este é o tema central do Desfile Cívico Estudantil nesta segunda-feira (16), na Avenida da Paz, em Maceió. A comemoração dos 207 anos de Emancipação Política de Alagoas começa às 15h.
O desfile contará com a participação de mais de 2 mil estudantes de todo o Estado. “O desfile cívico não celebra apenas a emancipação política, mas também a cultura do nosso povo, que é tão diversa. É dessa forma que o Governo do Estado fortalece o processo de aprendizagem, estimula a criatividade dos nossos jovens e promove o protagonismo estudantil”, afirma secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos.
Leia também
A secretária revelou que a seleção das escolas que desfilarão teve início “quando anunciamos a realização do concurso de redação, que abordou temas como a equidade nas relações sociais”. O tema do desfile foi abordado no concurso de produções literárias, no gênero crônica, promovido pela Seduc junto aos estudantes da rede estadual. As produções literárias foram subtemas que serão apresentados pelas 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) no decorrer do desfile.
A solenidade será aberta oficialmente pelo governador Paulo Dantas (MDB), logo após a execução do exórdio pela banda do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, em frente ao palco principal, no Memorial à República.
Participam do ato, 2.150 alunos de escolas da rede pública estadual que formarão os pelotões de cada GEE, contando com o apoio de mais de 100 servidores da Seduc. Os estudantes desfilarão e farão coreografias com figurinos que enaltecem a história, a riqueza da cultura e o senso de pertencimento do cidadão de Alagoas.