O presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, solicitou ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, durante sua agenda em Alagoas para a solenidade de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 24/25, a efetivação do fundo de aval para que as cooperativas possam ter acesso aos recursos do plano.
“As cooperativas têm interesse em acessar o Plano Safra, mas não estamos conseguindo. Falta, na verdade, estabelecer e normatizar a questão do fundo de aval. Procuramos os bancos oficiais e eles não tinham conhecimento sobre essa medida”, afirmou Monteiro, lembrando que, no lançamento do Plano Safra, foram anunciados o Fundo Garantidor de Operações, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE/Sebrae) e o Fundo Garantidor para Investimentos.
Leia também
De acordo com o presidente da CPLA, com a normatização, que daria acesso aos recursos, as cooperativas da região Nordeste poderão alavancar seu crescimento, tendo mais oportunidades de conquistar novos mercados.
“Mas, neste cenário, parabenizamos o MDA, em especial o ministro Paulo Teixeira, por essa iniciativa importante de ampliação do Plano Safra da Agricultura Familiar, que vai contribuir para a melhoria da renda dos nossos produtores no campo”, destacou Monteiro.