
Com o término do carnaval, começa nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 5, o período da Quaresma com uma programação de missas na Catedral Metropolitana de Maceió e nas paróquias da capital e de Alagoas.
Esse é um dos períodos mais importantes do calendário litúrgico e prepara os fiéis durante 40 dias, por meio de orações, reflexões e penitências, para viver a Páscoa, que simboliza a Ressurreição de Cristo.
Leia também
Na Catedral Metropolitana de Maceió, localizada no centro da capital, haverá uma missa às 18h, que será presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis.
Confira a programação de missas da Quarta-Feira de Cinzas em Alagoas
1- Paróquia são Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos (19h)
2- Paróquia São Pedro, na Rua Gaspar Ferrari, Ponta Verde (16h e 19h)
3- Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Santo Eduardo, no Poço (19h)
4- Paróquia Imaculada Conceição, Jacintinho (18h e 19h30)
5- Paróquia Imaculado Coração de Maria, Gruta de Lourdes (17h)
6- Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, no Jaraguá, em Maceió (17h, na Matriz Nossa Senhora Mãe do Povo, e 19h30, no Santuário de Fátima)
7- Paróquia Virgem dos Pobres, Barro Duro (Comunidade Nossa Senhora das Dores, às 18h, e Igreja Matriz, às 19h)
8- Paróquia São João Maria Vianney, no Clima Bom (16h30, na comunidade Santo Antônio; 18h, na comunidade São Sebastião; 18h, na comunidade São Francisco de Assis; 19h30, na Igreja Matriz; 19h30 na comunidade Nossa Senhora Aparecida).
9- Paróquia Nossa Senhora das Dores, Jacintinho, em Maceió (19h)
10- Paróquia Chã da Jaqueira, em Maceió (Santo Terço às 18h30 e Santa Missa às 19h30)
11- Paróquia São Judas Tadeu, Feitosa, em Maceió (19h)
12- Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux. Farol, em Maceió (19h)
13- Paróquia São Maximiliano Kolbe, Benedito Bentes (19h)
14- Paróquia Senhor do Bonfim, no Poço, em Maceió (19h)
15- Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Conj. Inocoop, em Maceió (17h, na comunidade Santo Antônio, e às 19h30, na Igreja Matriz)
Interior
1- Paróquia N. Sra. da Conceição, Carneiros (19h)
2- Paróquia de N.Sra. da Conceição e Santo Antônio, Barra de Santo Antônio (17h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, e às 19h, na Matriz de Santo Antônio)
3- Paróquia São Sebastião, em Ibateguara (19h)
4- Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Japaratinga (16h)
5-Paróquia Santa Maria Madalena, União dos Palmares (19h)
6- Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, Coqueiro Seco (19h, na Capela Nossa Senhora das Dores, e 19h, na Igreja Matriz)
7- Paróquia N. Senhora da Guia, em Satuba (18h, na comunidade São Miguel Arcanjo, e 20h, na Igreja Matriz)
Para saber mais da programação de missas, basta consultar nas redes sociais da sua paróquia.
Quaresma: o que é a Quarta-feira de Cinzas?
Tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento — como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma.
Para católicos praticantes, a quarta-feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, 40 dias mais tarde.
Nas missas, há um momento em que o padre e seus ministros abençoam cada um colocando um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa. Há duas possibilidades de frase a serem ditas neste momento, cabendo ao sacerdote decidir.
“Convertei-vos e crede no Evangelho” é um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, de abrir mão dos prazeres em prol de uma experiência mais próxima de Deus; “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás” recorda a brevidade da vida.