Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com estoque crítico, Hemoal faz apelo por doações de sangue; veja como ser um voluntário!

Órgão conta atualmente com apenas 147 bolsas de sangue, quando o ideal seria de no mínimo 400


			
				Com estoque crítico, Hemoal faz apelo por doações de sangue; veja como ser um voluntário!
Com estoque crítico, Hemoal faz apelo por doações de sangue. Fotos: Olival Santos / Ascom Hemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) emitiu um alerta nesta quinta-feira (3) devido ao estoque crítico de sangue às vésperas do fim de semana, período em que aumenta a demanda por transfusões. O órgão conta atualmente com apenas 147 bolsas de sangue, quando o ideal seria de no mínimo 400, o que representa apenas 36,7% do necessário para atender hospitais e maternidades do estado.

O sangue coletado é utilizado em cirurgias eletivas, no tratamento de pacientes com doenças hematológicas como leucemia, e, principalmente, em atendimentos de urgência. Segundo o Hemoal, cerca de 75% das bolsas são destinadas a casos emergenciais, como vítimas de acidentes de trânsito ou de agressões com arma branca ou de fogo, atendidas principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Leia também

A médica hematologista Verônica Guedes alerta que a falta de hemocomponentes pode comprometer a vida de pacientes em estado grave. “A transfusão é essencial para quem sofreu grandes hemorragias. Sem ela, o paciente pode evoluir para choque hipovolêmico, situação que impede o coração de bombear sangue suficiente para o corpo, levando à falência múltipla dos órgãos e à morte”, explica.

Critérios para doar sangue

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas com gripe, Covid-19, ou que tenham tido doenças como hepatite (após os 11 anos), sífilis, Aids ou doença de Chagas estão impedidas de doar.

Além disso, quem colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação deve aguardar 12 meses. É obrigatório dormir ao menos seis horas na noite anterior à doação e não consumir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o procedimento.

Postos de coleta em Maceió e no interior

Em Maceió, as doações podem ser feitas nas unidades do Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. A Unidade Farol, no Hospital Veredas, funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

No interior, os doadores podem procurar a unidade de Arapiraca, localizada na rua Marechal Floriano Peixoto, bairro Eldorado, próxima à Escola Alternativa. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X