
O Instituto Biota de Conservação denunciou, nesta quarta-feira (2), o uso indevido de quadriciclos em áreas de desova de tartarugas marinhas no litoral Sul de Alagoas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o influenciador digital Carlinhos Maia fazendo uso do veículo no local.
Segundo o instituto, as marcas de quadriciclo foram identificadas há um tempo entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia, região monitorada pela Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Leia também

Nas imagens divulgadas pelo próprio Carlinhos Maia no Instagram, ele e seu marido, Lucas Guimarães, aparecem conduzindo quadriciclos na faixa de areia da praia.
A circulação de veículos motorizados em praias da zona costeira de Alagoas é proibida por uma resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM/AL), publicada em julho de 2016. A norma tem o objetivo de proteger os ecossistemas costeiros e evitar impactos negativos sobre a fauna e flora marinhas, incluindo espécies de tartarugas ameaçadas de extinção.
A exceção à regra se aplica apenas a veículos oficiais em serviço, pesquisa e resgate da fauna, além de atividades licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O descumprimento da proibição pode resultar em penalidades.
Diante do caso, o Biota informou que formalizará denúncia junto aos órgãos competentes para que medidas cabíveis sejam tomadas.
Em nota, o Instituto do Meio Ambiente informou que tem recebido denúncias sobre circulação irregular de veículos na região e que está elaborando uma campanha educativa para a localidade.
Confira nota na íntegra:
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/ AL ) tem recebido denúncias sobre a circulação irregular de veículos em praias, prática proibida pela Resolução CEPRAM Nº 31/2016. Em Jequiá da Praia, uma campanha educativa está em elaboração em parceria com a RESEX Lagoas de Jequiá (ICMBio) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.