Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Câmeras de reconhecimento facial e botão de contato com a PM chegam ao Francês

Sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública ajudará o trabalho das forças policiais


			
				Câmeras de reconhecimento facial e botão de contato com a PM chegam ao Francês
Câmeras de reconhecimento facial e botão de contato com a PM chegam ao Francês. Paula Berle / Ascom SSP

Um dos principais pontos turísticos de Alagoas, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, agora conta com mais um equipamento que reforçará as ações preventivas de enfrentamento ao crime. O sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) começou a operar no balneário neste fim de semana e ajudará o trabalho das forças policiais.

O serviço está funcionando com câmeras espalhadas em algumas ruas e com um totem de segurança com visão de 360 graus e dez câmeras. O totem instalado no início de uma das principais ruas da região, conhecida como La Rue, possui comunicação direta com a Polícia Militar em situações de emergência. Ele é equipado com um botão que permite o contato 24 horas por dia, a partir de um simples acionamento.

Leia também

De acordo com o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), major Fernando Alencar, o equipamento também possibilita o reconhecimento de foragidos da Justiça.

“As câmeras poderão ser usadas com zoom ampliado, de excelente qualidade, e ainda estão habilitadas para fazer reconhecimento facial e, assim, ajudar também em situações de identificação de suspeitos em envolvimentos em crimes. É um artifício que vai ajudar bastante nas investigações e cumprimento de mandados”, disse.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu a importância da instalação do sistema de videomonitoramento no combate ao crime.

“Estamos ampliando o trabalho contra a criminalidade no Litoral Sul do nosso estado. Este é um equipamento que facilitará o acionamento das equipes da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente e do 17º Distrito Policial para situações que exijam o emprego com mais celeridade. E a população ganha mais uma alternativa para ajudar os policiais na garantia da segurança pública”, afirmou Flávio.

Esta é a terceira cidade a receber a tecnologia. Além do Francês, Maceió e Arapiraca já possuem totens da Segurança Pública ampliando o contato direto com as forças policiais.

Mais videomonitoramento em Maceió

Além dos três totens instalados na orla da Ponta Verde (Marco dos Corais), Pajuçara (Praça Multieventos) e Jatiúca (Corredor Vera Arruda), a capital passou também a contar com mais equipamentos instalados em outros cinco bairros.

A partir de agora, a SSP também instalou os equipamentos de sete metros de altura nas regiões do calçadão do centro de Maceió, na Feirinha do Tabuleiro do Martins, no viaduto União e Força do Jacintinho e nas proximidades do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, e do Shopping Pátio Maceió, no bairro da Cidade Universitária. Mais um totem está sendo instalado e, em breve, entra em operação perto do Maceió Shopping, em Mangabeiras.

Diversos outros bairros também contam com mais de 150 câmeras posicionadas em pontos estratégicos. Toda a estrutura do videomonitoramento é acompanhada o dia todo por equipe especializada.

Flávio Saraiva enalteceu os investimentos que estão sendo feitos no enfrentamento à violência em Alagoas.

“Esta é a gestão que mais investe em Segurança Pública, e isso tem nos ajudado na redução histórica dos índices de mortes violentas intencionais que foi registrada em 2024. Seguiremos diminuindo ainda mais a violência com ações integradas, comprando mais equipamentos de última geração, melhorando a qualidade de vida e valorizando os profissionais. A população pode contar com nosso apoio para ter mais tranquilidade, assim como esperando tê-la como parceira no enfrentamento a todo tipo de crime”, concluiu o secretário da Segurança Pública de Alagoas.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X