Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Câmera e detector de metal: MP firma TAC de Réveillon com órgãos e organizações de eventos

Foram elaboradas 35 cláusulas pelos órgãos competentes; a reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Max Martins


			
				Câmera e detector de metal: MP firma TAC de Réveillon com órgãos e organizações de eventos
Foram elaboradas 35 cláusulas pelos órgãos competentes. Divulgação

Em reunião com órgãos públicos estaduais e municipais, a Marinha do Brasil e organizadores de eventos particulares, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) firmou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o Réveillon 2025. O momento foi conduzido pelo promotor de Justiça Max Martins.

Foram elaboradas 35 cláusulas pelos órgãos competentes, sendo a 26ª sendo exclusiva para os organizadores de festas privadas e de grande capacidade de público. Para eles, o documento define a contratação de bombeiros civis de acordo com a legislação em vigor, coibir o acesso de pessoas portando armas de fogo no interior dos eventos, de preferência fazendo uso do detector de metal.

Leia também

Além disso, os organizadores deverão contratar uma empresa de segurança devidamente registrada e providenciar a instalação de sistema de monitoramento por câmeras dentro e fora do evento, assim como cumprir rigorosamente todas as exigências sanitárias.

"Caso qualquer empresa de Réveillon privado descumprir embargo ou realizar o evento sem autorização dos órgãos competentes, ressalvado por autorização judicial, o valor estipulado de multa a ser aplicada foi de R$ 40 mil", explicou o MP.

Também foi discutido o que diz respeito à queima de fogos de artifícios. A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) estabeleceram que quem estiver à frente da organização dos eventos deve primar pelo cumprimento do que for exigido, apresentar os projetos até o dia 23 de dezembro e fazer requerimentos para a realização das festividades nos prazos determinados.

"Como o maior show pirotécnico ocorre no mar, a autorização será dada após o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, um dia antes, no caso em 30 de dezembro de 2024, com a Marinha do Brasil e a Semsc, vistoriar as balsas e constatar que todas as medidas de segurança foram devidamente atendidas. Somente em caso excepcional, os órgãos podem, impreterivelmente, efetuar a vistoria até Às 13h do dia 31 de dezembro", acrescentou o MP.

Os responsáveis pela contratação de empresas de fogos de artifícios - lançados nos rios, mares e lagoas - devem encaminhar requerimento à Capitania dos Portos de Alagoas até o dia 13 de dezembro de 2024, anexando o memorial descritivo do evento e do show pirotécnico, o certificado de registro da empresa responsável pela queima de fogos junto ao Exército brasileiro, o documento do responsável pelo evento declarando a contratação da empresa.

No caso do lançamento de fogos pelo Estado, Município e União, o ofício com a declaração da contratação da empresa; autorização da SEMSC, IMA, ICMBIO (caso a queima de fogos seja em APA Federal); Serviço de Proteção ao Voo do Comando da Aeronáutica; protocolo junto ao Corpo de Bombeiro, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em caso da vistoria definitiva, bem como procuração do responsável do evento para o representante e executor do evento.

A solicitação de vistoria só poderá ser protocolada até as 12h do dia 27 de dezembro.

PRIMEIROS SOCORROS E REFORÇO NA SEGURANÇA

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) informou que os eventos pirotécnicos estão previstos para acontecer com uma balsa na Ponta Verde, na parte dos hotéis (próximo ao Farol Ponta Verde); mais três balsas entre o Marco dos Corais e a Barraca Lopana; uma na Praça Multieventos; outra na Orla Lagunar no Vergel do Lago. Também serão realizadas atividades no Benedito Bentes.

Assim, o Corpo de Bombeiros ficará de prontidão para disponibilizará viaturas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar

Já o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) deve ofertar contingente suficiente para o policiamento ostensivo nas vias públicas de Maceió e cidades vizinhas.

"Ficou definido que a Polícia Militar manterá permanente canal de comunicação com a SEMSC, auxiliando quando for requisitada. Após o evento, o CPRM terá um prazo de 15 dias para apresentar relatório sobre os eventos ao Ministério Público", afirmou o MP.

O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) auxiliará a Polícia Militar nos pontos de Réveillons, ficando responsável pelas interdições, bloqueios e disciplinamento de vias públicas.

"Em caso de descumprimento das obrigações assumidas por qualquer dos signatários será aplicada multa de R$ 10 mil cujo valor será revertido ao Fundo Estadual do Ministério Público, em conformidade com a de que trata a Lei Estadual n.º 6.639/2005", finalizou o Ministério Público.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X