
Uma ave marinha da espécie Arenaria interpres, popularmente conhecida como Vira-pedra, foi encontrada encalhada na manhã desta sexta-feira (11), no município da Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas. O animal, que havia sido anilhado no Canadá, foi resgatado por populares e encaminhado à base do ICMBio Costa dos Corais, que acionou imediatamente o Grupo de Emergência Aviária.
Em virtude da situação de emergência sanitária relacionada à gripe aviária, o Instituto Biota de Conservação foi até o local e realizou a coleta de amostras biológicas para futuras análises laboratoriais. A ação visa verificar se o caso está relacionado à presença do vírus da influenza aviária altamente patogênica (IAAP), cuja circulação em aves silvestres tem sido monitorada em todo o país.
Leia também
O caso foi notificado ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), representado pela Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), responsável pelo recolhimento da ave e cumprimento dos protocolos sanitários de biossegurança.
O Vira-pedra é uma ave migratória que percorre milhares de quilômetros por ano entre as Américas, sendo frequentemente monitorada por meio de anilhas identificadoras.
O Biota orientou que quem encontrar aves marinhas debilitadas a recomendação é não tocar ou manipular o animal. O mais indicado é acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes para garantir a segurança tanto do animal quanto das pessoas.