Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Icone Hora do Enem

A maior plataforma de revisão para o ENEM

Clique e Acesse

Hora do ENEM Alagoas

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Alagoas teve 738 pessoas beneficiadas pelo Fies em 2023

Dados sobre o Fundo mostram que 65,72% dos contemplados no estado são negros


				
					Alagoas teve 738 pessoas beneficiadas pelo Fies em 2023
Mais de 700 alunos de AL foram beneficiados pelo Fies em 2023. Jamylle Bezerra

Em 2023, um total de 738 alunos de Alagoas foram beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sendo que a maioria deles eram mulheres, um total de 67,48%. O programa do Governo Federal concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas de educação.

Em relação à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (65,72%) pelo Fies em Alagoas são negras. Os dados do desempenho do Fies em 2023 foram disponibilizados no ComunicaBR, o portal de transparência ativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR).

Leia também

Em todo o país, 50.186 pessoas foram beneficiadas no ano passado pelo programa conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). As mulheres foram as mais contempladas, respondendo por 68,23% do total. Quanto à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (56,1%) são pardas ou pretas, enquanto 41,89% são brancas.

Desde 2023, o Governo Federal tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer o Fies e ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, pontuou o secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil.

Um dos destaques é a criação do Fies Social, que reserva prioritariamente metade das vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, participantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar de até meio salário mínimo per capita. Também foram instituídas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, ampliando o caráter inclusivo e social do Fies.

“Também aprimoramos o processo de inscrição, possibilitando que os candidatos escolham até três opções de curso ou região, tornando o sistema mais flexível e acessível”, detalhou Alexandre Brasil.

Com Secretaria de Comunicação Social*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X