A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nesta sexta-feira (13), que Alagoas registrou 17.752 casos e 20 óbito por dengue. Os dados constam no último Panorama Quinzenal das Arboviroses no estado.
Sete mortes ocorreram em Maceió, enquanto os demais foram contabilizados em Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), União dos Palmares (1), Murici (1), Craíbas (1), Teotônio Vilela (1), Arapiraca (1), Belo Monte (1), Boca da Mata (1), São José da Laje (1) e Pão de Açúcar (1).
Leia também
Em 2024, o estado também registrou 405 casos de chikungunya e três mortes, sendo uma em Maceió, uma em Atalaia e uma em Pão de Açúcar. No caso do zika vírus, foram identificados 75 casos, sem registros de óbitos.
Com o objetivo de intensificar a conscientização da população, a Sesau convocou os alagoanos a participarem da mobilização nacional no Dia D de Combate à Dengue, que ocorrerá no próximo sábado (14). A ação terá foco na prevenção do mosquito Aedes aegypti, transmissor também de zika e chikungunya.
A mobilização será conduzida pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), com a colaboração de agentes de endemias, responsáveis pela busca ativa de focos do mosquito. A recomendação é que os agentes realizem a inspeção nas residências, já que, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas.
Durante a ação, os agentes de endemias visitarão as residências para identificar possíveis focos do mosquito e orientarão a população sobre práticas de prevenção.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da participação da comunidade. “Estamos em um momento decisivo no enfrentamento às arboviroses. O envolvimento de todos os alagoanos no Dia D fortalecerá o combate a essa ameaça que representa o Aedes aegypti e protegerá nossas famílias de doenças graves como dengue, zika e chikungunya. É uma luta conjunta e precisamos de cada um para vencê-la”.
*com informações da assessoria.