Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

1º município: São Luís do Quitunde decreta emergência após destruição em casas e transbordamento de rio

Situação terá validade de 180 dias e permite à gestão pública atuar com mais agilidade para mitigar os efeitos


			
				1º município: São Luís do Quitunde decreta emergência após destruição em casas e transbordamento de rio
Ruas ficaram alagadas após o transbordamento do rio Santo Antônio. Foto: Defesa Civil

A cidade de São Luís do Quitunde, em Alagoas, teve situação de emergência decretada na noite dessa quarta-feira (21) devido aos impactos causados pelas fortes chuvas que atingem o município desde o último dia 18. Esse é o primeiro município a emitir o decreto em meio ao forte temporal que assola grande parte do Estado.

A medida, formalizada por meio do Decreto Municipal nº 017/2025, foi assinada pela prefeita Márcia Rafaela Barros de Vasconcelos e reconhece os danos provocados por uma tempestade local do tipo convectiva. Com o decreto em vigor, o município agora aguarda o reconhecimento federal para acessar recursos que permitirão ações emergenciais e a recuperação de áreas atingidas.

Leia também

As chuvas provocaram alagamentos e inundações após o transbordamento do Rio Santo Antônio. Houve prejuízos à infraestrutura urbana e rural, além da interrupção de vias públicas e danos materiais a diversas residências.

Famílias que vivem em áreas consideradas de risco precisaram ser retiradas preventivamente e estão recebendo apoio assistencial do município. O cenário se agravou ainda com o comprometimento de pontes, bueiros e vias de acesso, somado ao acúmulo de lixo, erosão e assoreamento em diversas regiões, especialmente nas áreas periféricas e rurais.


			
				1º município: São Luís do Quitunde decreta emergência após destruição em casas e transbordamento de rio
Ruas ficaram alagadas após o transbordamento do rio Santo Antônio. Josivan Silva

De acordo com o decreto, a medida permite que a prefeitura mobilize todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, convoque voluntários, promova campanhas de arrecadação, realize desapropriações em áreas de risco e entre em imóveis particulares para prestar socorro, em caso de risco iminente.

Também está autorizada a dispensa de processos licitatórios para aquisição emergencial de bens e serviços considerados essenciais para o enfrentamento da situação.

A situação de emergência terá validade de 180 dias e permite à gestão pública atuar com mais agilidade para mitigar os efeitos das chuvas.

A prefeitura orienta que a população mantenha atenção às comunicações oficiais e siga as instruções repassadas pela Defesa Civil, que segue monitorando a situação nas áreas mais afetadas e coordenando as ações de resposta e apoio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X