Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Eleitores de Renan Santos migram mais para votos nulos, diz especialista

Analista Bruno Soller avalia pesquisa Real Time Big Data e aponta solidificação do eleitorado no segundo turno entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT)


				Eleitores de Renan Santos migram mais para votos nulos, diz especialista
Divulgação

A pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (23) mostra Flávio Bolsonaro (PL) numericamente à frente de Lula (PT) nos votos válidos do segundo turno, com 52% contra 48%, embora em empate técnico. O analista e sócio do Real Time Big Data, Bruno Soller, avaliou os números ao CNN Novo Dia e destacou a estabilidade do cenário eleitoral desde o primeiro turno.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Segundo Soller, o quadro atual reflete uma consolidação das intenções de voto. "Desde o que saiu das urnas no primeiro turno, [houve] pouquíssima alteração, mesmo nos trackings diários", afirmou. O especialista ressaltou ainda que todas as pesquisas, independentemente da metodologia, apontam para uma vantagem de Flávio Bolsonaro em relação a Lula.

Leia também

Migração dos votos da terceira via

Soller explicou que o pequeno crescimento de Flávio Bolsonaro nas pesquisas provém dos cerca de 9 milhões de eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno, como Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD). De acordo com o analista, aproximadamente 50% desse eleitorado tende a migrar para Flávio Bolsonaro, 35% para Lula, e 15% se perde em votos nulos, brancos ou abstenções.

Shorts Youtube
Play
Vídeo mostra ex-funcionários espancando gata em Maceió

Vídeo mostra ex-funcionários espancando gata em Maceió

Play
Veja como foi o ato de apoio a Flávio Bolsonaro em Maceió nesta quinta-feira

Veja como foi o ato de apoio a Flávio Bolsonaro em Maceió nesta quinta-feira

Play
Mais de 2,4 milhões de eleitores de Alagoas estão aptos a votar no segundo turno

Mais de 2,4 milhões de eleitores de Alagoas estão aptos a votar no segundo turno

Play
Lula aposta no legado social, enquanto Flávio explora o desejo de mudança

Lula aposta no legado social, enquanto Flávio explora o desejo de mudança

Play
Célia Rocha mostra disposição no Bloco do 22 e reforça apoio a Flávio e Alfredo

Célia Rocha mostra disposição no Bloco do 22 e reforça apoio a Flávio e Alfredo

O analista destacou que o eleitor de Renan Santos é o que mais migra para o voto nulo ou branco. "Tanto que é o eleitor que mais migra para o nulo e branco, é o eleitor do Renan Santos, é o que mais não quer nenhum dos dois, justamente pela postura do Renan e por ele ser um líder desse grupo que votou nele", disse Soller.

Já os eleitores de Caiado, Augusto Cury e Zema, segundo o especialista, escolheram esses candidatos principalmente por rejeição tanto a Lula quanto a Flávio Bolsonaro, e agora tendem a optar pela mudança.

Debate e indecisos

Questionado sobre o impacto do debate na reta final da campanha, Soller afirmou que o eleitorado indeciso é muito reduzido neste momento, representando apenas 1% dos entrevistados, enquanto 5% declaram intenção de votar nulo ou branco.

"O eleitor do Flávio Bolsonaro vai dizer que o Flávio Bolsonaro ganhou. O eleitor do Lula vai dizer que o Lula venceu", pontuou o analista, sugerindo que os debates tendem a reforçar convicções já estabelecidas. Soller também previu um possível aumento da abstenção no segundo turno, dado o alto índice de rejeição aos dois candidatos.

Estratégias de campanha e comunicação

Na avaliação de Soller, Flávio Bolsonaro acerta mais quando se posiciona como símbolo de mudança e erra quando tenta apresentar propostas mais detalhadas ao eleitorado. Já Lula, segundo o analista, melhorou sua comunicação no segundo turno em relação ao primeiro, adotando uma postura de "meia-culpa" e projetando mais expectativas para o futuro. "Acho que acertou um pouco mais na comunicação, mas talvez o tempo não seja suficiente para fazer uma grande virada", concluiu Soller.

O especialista apontou ainda que, diante da solidificação do eleitorado e da desvantagem de Lula entre os eleitores da terceira via, a missão do candidato à reeleição seria converter cerca de 11% dos votos da abstenção — em um universo de 33 milhões de eleitores —, o que classificou como "uma missão hercúlea".

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas