
Batalha construiu ao longo de décadas uma identidade ligada à pecuária leiteira e à genética. Nos anos 1980, produtores de outros estados chegavam à cidade em pequenos aviões para comprar animais e conhecer o trabalho desenvolvido na região.
A lembrança foi feita pelo prefeito Wagney Dantas, em entrevista ao Fala, Líder (veja aqui), apresentado por Edivaldo Junior na CBN Maceió. Segundo ele, a busca por qualidade sempre esteve presente entre os produtores da região.
“Os produtores de leite sempre se preocuparam com a genética, em ter menos gado e ter mais qualidade de leite. Isso atraía produtores de Minas Gerais, Sergipe, Bahia e de outras regiões”, contou.
Wagney lembrou que Batalha chegou a ter quatro bancos e acredita que o novo ciclo econômico vivido pela cidade pode devolver parte daquela movimentação.
Para ele, o fortalecimento da pecuária e a chegada de novas indústrias criam condições para que Batalha volte a viver um período de expansão econômica semelhante — ou até superior — ao de outras fases de destaque da atividade leiteira.
A Expo Bacia Leiteira é parte importante dessa história. A exposição tem na genética uma de suas principais marcas e carrega também a memória de Mair Amaral, produtor que se tornou referência nacional na pecuária de leite e que dá nome ao parque de exposições de Batalha.
Wagney destaca que a tradição foi preservada mesmo nos períodos mais difíceis. Depois de uma fase em que a exposição deixou de ser realizada anualmente, o evento voltou a ter continuidade a partir de 2004 e, desde então, ocorre todos os anos.
“A gente vem fazendo essa festa bonita e tradicional, que virou tradição, onde as famílias vão, as esposas, os maridos, os filhos, todos vão passear, ver a genética”, afirmou.
A edição de 2026 acontece entre os dias 14 e 18 de outubro. Wagney diz que o Parque Mair Amaral está praticamente pronto para receber produtores, expositores e visitantes. O espaço passou por melhorias, ganhou pavimentação e está na fase final de pintura, iluminação e limpeza.
“Está tudo praticamente pronto. Acredito que até terça-feira a gente vai estar com a estrutura física preparada para iniciar no dia 14 e receber os produtores, os expositores e as famílias alagoanas”, disse.
Segundo o prefeito, o acesso será gratuito. “Portas abertas para receber as pessoas de Alagoas. Não tem custo nenhum. É uma festa tradicional, familiar e com segurança”, afirmou.
Torneio leiteiro
Entre julgamentos, cursos e palestras, uma das atrações mais esperadas continua sendo o Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar. O concurso reúne pequenos produtores e distribui premiação entre diferentes categorias. Neste ano, segundo Wagney, serão R$ 70 mil em prêmios.
“É um torneio democrático. Quem produz mais ganha mais, mas a premiação é dividida para prestigiar os pequenos produtores e a agricultura familiar”, explicou.
Ao final, o produtor vencedor recebe o tradicional banho de leite, uma cena que há anos faz parte da exposição e reúne famílias em torno da pista. “O ganhador, além de receber os prêmios, toma um banho de leite. As famílias ficam esperando aquele momento, que é de descontração e alegria”, contou.
Para Wagney, a qualidade dos animais levados pelos pequenos produtores mostra como a genética se espalhou pela região. Ele diz que, em muitos casos, animais da agricultura familiar apresentam desempenho comparável ao encontrado em grandes propriedades.
Mais do que uma exposição agropecuária, a Expo Bacia continua funcionando como vitrine da atividade que ajudou a construir Batalha. Uma tradição que começou com a genética, atravessou gerações e agora acompanha uma nova fase da economia da Bacia Leiteira.
Veja a entrevista: