Alvinho Lira agradece mais de 172 mil votos e destaca 'votação histórica'
Aos 20 anos, ele será o parlamentar mais jovem da história da Câmara dos Deputados

Deputado federal eleito pelo PP, Alvinho Lira agradeceu, nesta segunda-feira (5), os mais de 172 mil votos recebidos nas eleições deste domingo (4), em uma publicação nas redes sociais. Aos 20 anos, ele foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado em Alagoas, com 172.628 votos, e será o parlamentar mais jovem da história da Casa.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

“VOTAÇÃO HISTÓRICA! 🚀 Obrigado pelo carinho e pelos mais de 172 mil votos, Alagoas. VAMOS COM TUDO!”, escreveu Alvinho no Instagram.
Leia também
A votação correspondeu a 9,60% dos votos válidos para deputado federal no Estado. Alvinho ficou à frente do também deputado eleito Delegado Fabio Costa (PP), que recebeu 165.649 votos, e de Luciano Amaral (PSD), com 155.915.
Recorde de idade


JHC lamenta morte de morador de Arapiraca e transforma caso em bandeira pela saúde

JHC prevê definição da eleição no primeiro turno: "Estamos muito confientes"

Alfredo Gaspar prevê Flávio Bolsonaro á frente em Alagoas e "grande vitória" em maceió

Após votar em Maceió, Alfredo Gaspar embarca para Brasília para acompanhar apuração
Além de liderar a votação para deputado federal em Alagoas, Alvinho entrará para a história da Câmara pela idade. Nascido em 17 de março de 2006, ele tem 20 anos e completará 21 em março de 2027. A posse dos deputados eleitos está prevista para 1º de fevereiro do próximo ano.
A eleição aos 20 anos foi possível após uma alteração na legislação aprovada em 2025. A mudança passou a considerar, para o cumprimento da idade mínima de 21 anos, uma janela relacionada à eleição da Mesa Diretora da Câmara, permitindo que o parlamentar eleito complete a idade exigida dentro do período previsto pela nova regra.
Com isso, Alvinho supera o recorde anterior de Hugo Motta, atual presidente da Câmara, que foi eleito deputado federal pela primeira vez aos 21 anos, em 2010.
Terceira geração na política
Álvaro Lins Pereira de Lira, conhecido como Alvinho Lira, é filho do senador eleito por Alagoas Arthur Lira (PP), que também deixa a Câmara dos Deputados após quatro mandatos para assumir uma cadeira no Senado em 2027.
Ele é ainda neto do ex-senador Benedito de Lira, que também exerceu mandatos de deputado federal e senador por Alagoas e foi prefeito de Barra de São Miguel. Com a eleição, Alvinho passa a representar a terceira geração da família Lira na política alagoana.
Antes de disputar a eleição para a Câmara, Alvinho atuou como gestor administrativo na Prefeitura de Barra de São Miguel. Esta foi sua primeira eleição.
