Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com batida de Antonelli, Russell conquista pole do GP do Azerbaijão

Charles Leclerc e Oscar Piastri fecham pódio; Gabriel Bortoleto fica em 17º lugar


				Com batida de Antonelli, Russell conquista pole do GP do Azerbaijão
George Russell comemora vitória em corrida sprint do GP da Holanda pela F1 2026. (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)

George Russell colocou a Mercedes na pole position do Grande Prêmio do Azerbaijão, 15ª etapa da F1. Nesta sexta-feira (25), o britânico superou Charles Leclerc e Oscar Piastri na classificação e garantiu a primeira posição no grid para a corrida de sábado. Mais atrás, Gabriel Bortoleto teve uma sessão complicada e foi eliminado ainda no Q1, terminando em 17º.

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A classificação em Baku começou com atraso por causa dos fortes ventos, que levaram folhas e detritos para o circuito. Quando os carros finalmente foram liberados para a pista, a disputa começou movimentada e teve Kimi Antonelli, líder do Mundial, envolvido em um incidente que comprometeu sua sessão.

Leia também

Como foi a classificação do GP do Azerbaijão?

Q1

Shorts Youtube
Play
Candidato a vice de Flávio, Alfredo Gaspar reage ao anúncio de Lula sobre as bets

Candidato a vice de Flávio, Alfredo Gaspar reage ao anúncio de Lula sobre as bets

Play
Mariedson defende redução da maioridade penal para 14 anos

Mariedson defende redução da maioridade penal para 14 anos

Play
Mariedson promete destinar salário de senador a projetos esportivos

Mariedson promete destinar salário de senador a projetos esportivos

Play
Mariedson defende impeachment de ministros e fim dos supersalários

Mariedson defende impeachment de ministros e fim dos supersalários

Play
Carro bate em trator e árvore às margens de rodovia em Coruripe

Carro bate em trator e árvore às margens de rodovia em Coruripe

A primeira parte da sessão começou com praticamente todo o pelotão na pista. Franco Colapinto foi um dos primeiros a marcar tempo e chegou a liderar, enquanto Gabriel Bortoleto apareceu logo atrás e chegou a ocupar a segunda posição.

A liderança, porém, mudou rapidamente. Isack Hadjar superou o argentino antes de Max Verstappen colocar a Red Bull no topo. Na Mercedes, George Russell também encontrou ritmo e passou a disputar as primeiras posições. Bortoleto, por sua vez, começou a perder terreno conforme os adversários melhoravam seus tempos.

O momento mais complicado da sessão aconteceu com Kimi Antonelli. O líder do Mundial bateu e ainda furou o pneu dianteiro esquerdo. Mesmo com o carro danificado, tentou retornar aos boxes para continuar na classificação, mas a Mercedes pediu pelo rádio que o italiano parasse o carro.

Na reta final, Russell assumiu novamente a liderança, enquanto Bortoleto não conseguiu melhorar seu tempo. O brasileiro, então, terminou na 17ª colocação, à frente de Nico Hulkenberg, mas fora do Q2.

ELIMINADOS: Gabriel Bortoleto, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Lance Stroll.

Q2

Sem Antonelli e Bortoleto, a disputa pelas dez vagas restantes no Q3 começou com Russell novamente entre os destaques. Os primeiros minutos, entretanto, foram mais tranquilos, e os pilotos demoraram para registrar tempos competitivos.

A situação mudou quando as primeiras voltas rápidas começaram a aparecer. Isack Hadjar assumiu provisoriamente a liderança com um bom tempo, mas Russell respondeu e voltou ao topo. Verstappen também entrou na briga e chegou a marcar 1m43s706, ficando muito próximo do piloto da Mercedes.

Oscar Piastri apareceu entre os primeiros colocados e Carlos Sainz também surpreendeu. O espanhol avançou para o Q3 em nono, enquanto Franco Colapinto precisou de uma última tentativa para escapar da eliminação.

O argentino conseguiu melhorar na reta final, já com o cronômetro encerrado, e fechou o Q2 em décimo. Russell, novamente, terminou a sessão na liderança e confirmou o bom ritmo da Mercedes em Baku.

ELIMINADOS: Oliver Bearman, Liam Lawson, Alexander Albon, Esteban Ocon, Arvid Lindblad e Kimi Antonelli.

Q3

A última parte da classificação começou com Russell, Verstappen, Piastri, Lando Norris e Carlos Sainz entre os primeiros a deixar os boxes. O britânico da Mercedes foi o primeiro a registrar uma volta rápida, mas a liderança não durou muito.

Oscar Piastri encontrou uma boa volta e colocou a McLaren na ponta com 1m43s571. Russell, porém, respondeu pouco depois e retomou a primeira posição, enquanto a disputa pela pole começava a ficar concentrada entre Mercedes, Ferrari e McLaren.

Charles Leclerc também apareceu forte e superou Piastri para assumir o segundo lugar. Verstappen não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros colocados e terminou a sessão em oitavo.

Na tentativa final, Lando Norris perdeu a oportunidade de brigar pela primeira posição. O britânico travou uma das rodas e escapou da pista, encerrando sua volta rápida sem conseguir registrar um novo tempo.

Russell, por outro lado, ainda encontrou tempo para melhorar sua marca. Com 1m42s526, o piloto da Mercedes confirmou a pole position em Baku. Leclerc ficou em segundo, enquanto Piastri completou a primeira fila.

Resultado e grid de largada

George Russell (Mercedes) - 1m42s526

Charles Leclerc (Ferrari) +0s837

Oscar Piastri (McLaren) +0s838

Isack Hadjar (Red Bull) +0s974

Lando Norris (McLaren) +1s146

Lewis Hamilton (Ferrari) +1s332

Pierre Gasly (Alpine) +1s521

Max Verstappen (Red Bull) +1s555

Carlos Sainz (Williams) +2s040

Franco Colapinto (Alpine) +2s437

Oliver Bearman (Haas) - Q2

Liam Lawson (Racing Bulls) - Q2

Alexander Albon (Williams) - Q2

Esteban Ocon (Haas) - Q2

Arvid Lindblad (Racing Bulls) - Q2

Kimi Antonelli (Mercedes) - Q2

Gabriel Bortoleto (Audi) - Q1

Nico Hulkenberg (Audi) - Q1

Sergio Pérez (Cadillac) - Q1

Valtteri Bottas (Cadillac) - Q1

Fernando Alonso (Aston Martin) - Q1*

Lance Stroll (Aston Martin) - Q1*

*Punições por troca de componentes do motor


				Com batida de Antonelli, Russell conquista pole do GP do Azerbaijão
Classificação - Azerbaijão. — Foto: F1

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas