Ex-chefão da F1 é detido em Portugal após espingarda ser encontrada em jato
Bernie Ecclestone, de 95 anos, foi parado durante fiscalização; britânico disse que levava arma para tiro ao prato

Bernie Ecclestone, antigo responsável pela Fórmula 1, foi detido nesta segunda-feira (7) no Aeródromo de Tires, em Cascais, Portugal, após uma espingarda ser encontrada em seu jato particular. O britânico, de 95 anos, havia chegado ao país em um voo procedente da Suíça.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A arma foi localizada durante uma fiscalização de rotina realizada após o pouso da aeronave. A ação envolveu a Autoridade Tributária e Aduaneira. Ecclestone foi liberado algumas horas depois.
Leia também
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Ecclestone confirmou que transportava a arma e explicou que pretendia utilizá-la para praticar tiro ao prato. O empresário também reconheceu que não possuía a documentação exigida para transportar o armamento entre os países.
"Perguntaram se eu tinha um "livro azul", que, pelo visto, é a documentação necessária, e eu disse que nunca viajo com documentos desse tipo; na verdade, praticamente não levo documento nenhum. Disseram que iam me prender, mas, depois do que pareceram horas, resolvemos a situação; ainda assim, foi uma dor de cabeça do início ao fim", contou o ex-chefão da Fórmula 1.


TRE avança em análise da candidatura de Eudócia em meio à expectativa de renúncia

Após denúncia de ruído excessivo, moto sem placa é apreendida em Palmeira dos Índios

Motorista de aplicativo é atacado a tesouradas após discussão por pagamento da corrida

Homem é preso com pistola na cintura durante abordagem da PM em Arapiraca
Ecclestone explica motivo para levar espingarda
Segundo o ex-chefe da F1, a arma estava sendo levada da Suíça para Portugal para ser utilizada em uma atividade de tiro esportivo.
"Eu estava trazendo uma arma da Suíça para Portugal para a prática de tiro ao prato. É simples assim. Tenho armas devidamente registradas em casa, lá. Passamos pela alfândega ao chegar — conheço o pessoal de lá — e estava tudo certo. Sem problemas. Depois, um policial pediu para revistar a mala. Pela aparência, poderia muito bem ser o equipamento de pesca do Ace, meu filho de seis anos, mas não era", disse Bernie.
Não é a primeira vez que Ecclestone é detido com arma
O episódio em Portugal ocorre quatro anos depois de Ecclestone ter sido detido no Brasil por causa de outra arma. Em maio de 2022, uma pistola calibre .32 foi encontrada em sua bagagem no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo.
Na ocasião, o britânico reconheceu que a arma era sua, mas afirmou que não sabia que ela estava dentro da bagagem. Ecclestone pagou uma fiança de R$ 6.060 e deixou o Brasil posteriormente em um voo particular.
Ecclestone comandou a Fórmula 1 por décadas
Ecclestone foi uma das principais figuras da história da Fórmula 1 e teve papel central na transformação comercial da categoria. O britânico esteve à frente da gestão da modalidade por décadas e participou diretamente da expansão mundial do campeonato.
A trajetória de Ecclestone na F1 começou ainda nos anos 1950, inicialmente como piloto e depois como empresário. Ele também foi proprietário da equipe Brabham, pela qual conquistou dois títulos mundiais com Nelson Piquet, em 1981 e 1983.
Em 2017, após a aquisição do controle comercial da Fórmula 1 pela Liberty Media, Ecclestone deixou o comando da categoria. Desde então, mantém uma relação próxima com o automobilismo e divide seu tempo entre a Suíça e Portugal.
O empresário possui uma residência em Cascais e continua sendo uma figura conhecida no paddock da Fórmula 1, apesar de ter deixado a administração da categoria há quase uma década.
