MDB contesta candidatura de Marina Candia ao Senado e cita vínculos com Cesmac e Prefeitura de Maceió
Coligação questiona afastamento de candidata e aponta participação em programas municipais

A coligação “Pra Alagoas Fazer História de Novo”, encabeçada pelo MDB, contestou no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o registro de candidatura de Marina Candia (PSDB), conhecida como “Marina JHC”, ao Senado Federal. A ação sustenta que a candidata não teria se afastado dentro do prazo legal de uma função na Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Cesmac, e que também teria continuado a participar de programas da Prefeitura de Maceió após os períodos previstos para desincompatibilização.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Segundo a impugnação, Marina tomou posse em 30 de março de 2026 como conselheira da Assembleia Geral da Fejal. Para o MDB, o órgão possui atribuições administrativas e exigiria afastamento definitivo seis meses antes da eleição. A candidata teria solicitado apenas um afastamento temporário em julho, com validade até 5 de outubro, um dia após o primeiro turno.
Leia também
A coligação também cita vínculos da Fejal com o poder público. Entre eles, estão um acordo com a Prefeitura de Maceió para concessão de 10 bolsas no curso de Medicina e dois contratos de prestação de serviços educacionais com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Outro ponto apresentado na ação é a suposta continuidade de atividades de Marina relacionadas a programas municipais. A impugnação reúne publicações em redes sociais nas quais ela aparece apresentando, acompanhando ou sendo identificada como idealizadora de iniciativas como Saúde da Gente, Banco da Mulher Empreendedora, Gigantinhos, Olhar da Gente, Casa do Autista e Hospital Pet.


Em primeira aparição após diagnóstico, Lito Sousa pede tratamento experimental #alagoas #tvgazeta

🚨🚨 URGENTE 🚨🚨 Davi não comparece à luta com Rico, no Rancho do Maia #alagoas #tvgazeta

Renan projeta nova gestão com Lula e diz que Bolsonaro agiu contra Alagoas

Paulo Dantas critica PSDB e diz que servidores não sabiam quando receber
O MDB afirma que essas atividades teriam continuado após os prazos de desincompatibilização de 4 de abril e 4 de julho, inclusive depois do protocolo do pedido de candidatura, em 15 de agosto. A coligação pede que a Justiça Eleitoral reconheça uma das causas de inelegibilidade apontadas e rejeite o registro da candidatura de Marina Candia nas Eleições de 2026.
O pedido feito pela coligação encabeçada pelo MDB contra a candidatura de Marina Cândia ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral.
Posicionamento de Marina
Em nota, a candidata informou que “a tentativa de retirar no tapetão Marina JHC da disputa pelo Senado mostra o desespero dos adversários do povo de Alagoas”.
“A candidatura de Marina JHC representa a esperança de renovação no Senado Federal. Uma mulher, empreendedora, com projetos inovadores, sensibilidade e trabalho já aprovado. Um perfil que assusta os coronéis. Marina JHC está segura de sua candidatura e da vitória em 4 de outubro”, completou.
