Vereador alemão quer festa de swing em prefeitura e causa polêmica
Sem autorização oficial e barrado no Diário Oficial, o parlamentar ameaça acionar a Justiça para liberar o prédio público

O vereador alemão, Julien Ferrat, de Mannheim, na Alemanha, quer realizar uma festa de swing dentro da prefeitura da cidade. Ferrat anunciou a proposta como uma espécie de ação política e afirmou que cerca de 50 pessoas já demonstraram interesse em participar.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A ideia, no entanto, ainda não foi autorizada pela administração municipal. Segundo a Prefeitura de Mannheim, Ferrat não apresentou um pedido oficial nem informações básicas sobre o evento, como data, espaço que seria utilizado e relação da festa com sua atuação como vereador. Sem esses dados, a administração afirma que não é possível analisar a proposta.
Leia também
Ferrat integra a representação política independente Die Mannheimer e já havia chamado atenção anteriormente por iniciativas relacionadas ao nudismo. Desta vez, ele pretende transformar o prédio público em palco de uma chamada “festa política de swing”.
Ao defender a proposta, Ferrat afirmou que a iniciativa seria uma maneira de aproximar os políticos dos moradores de Mannheim.


🚨🚨 URGENTE 🚨🚨 Davi não comparece à luta com Rico, no Rancho do Maia #alagoas #tvgazeta

Renan projeta nova gestão com Lula e diz que Bolsonaro agiu contra Alagoas

Paulo Dantas critica PSDB e diz que servidores não sabiam quando receber

Luciano declara voto em Renan e Lira: “Senado não é para quem está começando”
Em declaração reproduzida pela imprensa alemã, o vereador disse que considera uma eventual participação de integrantes do conselho municipal na festa como uma forma extrema de proximidade com os cidadãos. A frase foi publicada pela Stuttgarter Zeitung ao relatar a proposta.
Ferrat também sustenta que não existe uma regra municipal que proíba explicitamente a realização de uma festa de swing dentro da prefeitura. A declaração foi publicada pelo t-online e também reproduzida pela Zeit.
Outra justificativa apresentada pelo vereador é econômica. Segundo Ferrat, transformar Mannheim em um destino voltado ao nudismo e ao swing poderia gerar movimentação financeira para a cidade. A proposta foi apresentada por ele como uma iniciativa que também poderia contribuir para o turismo e para a economia local.
Cerca de 50 pessoas demonstraram interesse
De acordo com Ferrat, aproximadamente 50 pessoas já entraram em contato demonstrando interesse na festa. A informação foi divulgada pelo próprio vereador e posteriormente publicada por veículos alemães, entre eles a Stuttgarter Zeitung.
O parlamentar afirmou ainda que pretende realizar uma espécie de preparação para participantes que ainda não conhece pessoalmente. A proposta incluiria um treinamento antes do evento.
A ideia seria organizar a festa sob o lema “Um paraíso nudista-swing para Mannheim”. O vereador também defende que o evento seja realizado preferencialmente na prefeitura por causa da localização central do prédio.
Prefeitura ainda não recebeu pedido oficial
Apesar da divulgação da proposta, a festa não está autorizada.
A Prefeitura de Mannheim informou que ainda não recebeu informações concretas suficientes para analisar o evento. Entre os dados que faltam estão a data, o espaço pretendido e a relação da iniciativa com o mandato político de Ferrat.
A administração também afirmou que existem dúvidas sobre a legalidade e a possibilidade de realização da festa nas dependências do prédio público. Segundo a prefeitura, um pedido formal é necessário para que o projeto possa ser analisado.
Ferrat, por outro lado, explicou que ainda não apresentou todos os detalhes porque também não sabe quantas pessoas participarão do evento nem qual espaço seria necessário. Até o momento, segundo ele, cerca de 50 interessados procuraram o vereador.
Anúncio foi barrado no Diário Oficial
O vereador também tentou divulgar a proposta no Diário Oficial de Mannheim. A administração municipal, porém, impediu a publicação do anúncio.
Segundo as informações divulgadas pela imprensa alemã, a prefeitura considerou que o texto poderia levar moradores a entender que o evento já havia sido oficialmente aprovado. Além disso, faltavam informações concretas sobre a realização da festa.
Ferrat afirmou que pretende alterar o texto e tentar novamente a publicação.
Vereador alemão ameaça recorrer à Justiça
Ferrat também declarou que pretende recorrer à Justiça caso a Prefeitura de Mannheim impeça a realização da festa no prédio público. Segundo relatos publicados por veículos alemães, ele chegou a mencionar a possibilidade de levar a disputa até o Tribunal Constitucional Federal da Alemanha.
Ao mesmo tempo, o vereador afirmou que a festa política deverá acontecer mesmo que não consiga utilizar a prefeitura. Nesse caso, a alternativa seria realizar o encontro em um espaço privado.
Não é a primeira iniciativa polêmica de Julien Ferrat
A proposta atual não é a primeira vez que Ferrat utiliza sua atuação política para promover iniciativas relacionadas ao nudismo.
Em 2025, o vereador divulgou no Diário Oficial de Mannheim uma chamada para uma “viagem de formação política” a Cap d’Agde, no sul da França. O destino abriga o Village Naturiste, uma área conhecida pela prática do nudismo.
Na ocasião, Ferrat viajou para o local acompanhado de um grupo de aproximadamente 30 pessoas. A iniciativa também provocou repercussão na Alemanha.
Até o momento, portanto, a festa de swing continua sendo apenas uma proposta. A Prefeitura de Mannheim afirma que não recebeu o pedido oficial necessário para avaliar a utilização do prédio e mantém dúvidas sobre a legalidade e a viabilidade do evento.
