Em transplante inédito, médicos devolvem visão à italiana de 67 anos
Após transplante ocular feito em um hospital na Itália, uma mulher de 67 anos recupera a visão depois de cinco anos sem

Pela primeira vez no mundo uma equipe médica da Clínica Oftalmológica Universitária do Hospital Molinette, em Turim, na Itália, fez uma cirurgia de autotransplante que devolveu a visão a uma mulher de 67 anos, que não enxergava há mais de cinco anos.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Segundo o professor Michele Reibaldi, diretor da Clínica Oftalmológica de Molinette, o procedimento transplantou de um olho para outro da paciente o segmento anterior completo do olho – parte frontal do globo ocular: córnea, íris, corpo ciliar e cristalino, e a porção central da retina, mácula lútea.
Leia também
Conforme nota divulgada no site oficial do hospital, a paciente havia perdido a visão total após sofrer um acidente grave de carro, o qual trouxe danos irreversíveis ao nervo óptico do olho esquerdo. Com a lesão ocular, o olho ficou incapaz de transmitir luz ao cérebro, apesar das estruturas permanecerem saudáveis.
Já o olho direito da paciente, afetado por uma degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, sofreu um trauma severo comprometendo a retina e a transparência da córnea. Devido à destruição ocular que continha uma parte da célula-tronco, era impossível um transplante convencional.


Prefeito Luciano Barbosa elogia Renan Filho por obra do VLT em Arapiraca

Formação de chapas projeta disputa acirrada por vagas à Câmara Federal em AL

Na base de Lula em AL, PSD vai resolver se terá que pedir voto para Caiado

JHC e Marina cumprem agenda de pré-campanha em Santana com ex-aliados distantes
“Utilizando tecido saudável, porém disfuncional, do olho esquerdo, os médicos removeram e transferiram para o olho direito um bloco anatômico completo, composto pela córnea, esclera, conjuntiva e, pela primeira vez no mundo, a porção central da retina (a mácula). Essa “transferência” biológica permitiu a reconstrução de um olho funcional a partir dos dois olhos comprometidos”, diz a nota.
Após a cirurgia, a paciente está respondendo bem ao pós-operatório. Os exames clínicos confirmaram também o sucesso do procedimento. “Este procedimento representa uma nova fronteira na cirurgia oftalmológica”, afirma Reibaldi na nota. “Agora, aguardamos para ver como a retina transplantada funcionará, mas os resultados iniciais são encorajadores. Uma maratona cirúrgica extremamente complexa, com duração de quase seis horas”, acrescentou.
Acompanhe a matéria em Metrópoles.com
