Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem Paulão perde mandato e muda disputa por vagas federais em Alagoas

BLOG DO
Edivaldo Júnior

Paulão perde mandato e muda disputa por vagas federais em Alagoas


				Paulão perde mandato e muda disputa por vagas federais em Alagoas
Reprodução

A perda do mandato do deputado federal Paulão (PT), substituído por Nivaldo Albuquerque (União) nessa quinta-feira (09) após decisão da Justiça Eleitoral, mudou o cenário da eleição proporcional em Alagoas. Com Nivaldo no exercício do mandato, a federação PP/União passa a reunir quatro deputados federais disputando a reeleição para uma projeção de três vagas.

Pelas avaliações de analistas pelo blog, a federação vai eleger o maior número de deputados federais do Estado. A projeção aponta três vagas consolidadas, com forte possibilidade de chegar à quarta, dependendo do desempenho da chapa.

Como Arthur Lira disputa o Senado, a tendência é que seu filho, Álvaro Lira, lidere a votação da federação. A segunda vaga aparece hoje com vantagem para Fábio Costa, que deve concentrar boa parte do eleitorado conservador, já que Alfredo Gaspar também disputará o Senado.

Se este cenário estiver certo, Marx Beltrão, Nivaldo Albuquerque e Daniel Barbosa os disputariam a terceira e quarta cadeira.

Marx segue forte, embora tenha perdido bases importantes nos últimos anos. Daniel Barbosa conta com a estrutura política de Arapiraca. Já Nivaldo Albuquerque chega fortalecido por disputar a eleição no exercício do mandato de deputado federal.

A mudança também atinge a Federação Brasil da Esperança. Sem o mandato de Paulão, a chapa perde competitividade e passa a enfrentar dificuldades ainda maiores para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Nas demais chapas, os cálculos permanecem praticamente os mesmos. O PSD continua projetando duas vagas, tendo Luciano Amaral como favorito à primeira cadeira. O MDB trabalha para eleger dois deputados e tenta fortalecer a nominata para disputar uma terceira vaga. O PSDB segue com uma cadeira como cenário mais provável.

Se esse quadro se confirmar, a renovação da bancada federal alagoana deve ser pequena. Arthur Lira deixará a Câmara para disputar o Senado, mas a expectativa é que Álvaro Lira ocupe o espaço político da família. A principal renovação tende a ocorrer na vaga hoje ocupada por Alfredo Gaspar, que também será candidato ao Senado.

Entre os nomes apontados hoje como favoritos para conquistar mandato de deputado federal aparecem Álvaro Lira, Fábio Costa, Luciano Amaral, Isnaldo Bulhões, Rafael Brito e Marina Candia. As demais vagas seguem abertas e devem ser definidas pela composição final das chapas e pelo desempenho da campanha.