Pela primeira vez, Brasil ficará mais de 24 anos sem ganhar a Copa do Mundo
Após derrota para a Noruega, Seleção passará o maior jejum da história em Copa

A Seleção Brasileira foi derrotada pela Noruega na Copa do Mundo 2026 por 2 a 1, com dois gols marcados por Erling Haaland no segundo tempo para os noruegueses e um de Neymar, feito de pênalti, nos acréscimos finais. O resultado faz perdurar uma marca dolorosa para os torcedores na competição: pela primeira vez, o Brasil passará mais de 24 anos sem vencer uma Copa do Mundo.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Agora, a marca supera o jejum de 24 anos que os brasileiros precisaram enfrentar a partir de quando o Brasil conquistou o tricampeonato, em 1970, com o selecionado que, até hoje, é considerado um dos melhores da história do futebol. Após a conquista, a Seleção Brasileira disputou as edições de 1974, 1978, 1982, 1986 e 1990 sem vencer, encerrando o grande período sem a conquista em 1994.
Leia também
A última vez que a Seleção Brasileira conquistou a competição foi em 2002, quando Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho e outros craques brilharam e conquistaram o pentacampeonato diante da Alemanha na grande final, com dois gols de R9.
A partida chegou a ser equilibrada na primeira etapa, com grandes chegadas no ataque da Seleção Brasileira e um pênalti, desperdiçado por Bruno Guimarães, que não conseguiu desviar o chute das mãos do goleiro norueguês. O Brasil ainda conseguiu novas investidas ofensivas ao longo da primeira etapa, mas não foi o suficiente para balançar as redes.


Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa
No segundo tempo, a equipe mudou de postura após as modificações de Ancelotti, que tirou Rayan e Martinelli para botar Neymar e Danilo Santos. A amarelinha não conseguiu fazer frente à troca de passes muito qualificada dos noruegueses, que tiveram mais posse de bola, controle do jogo e foram felizes na reta final, quando Haaland saltou mais alto que os defensores e marcou de cabeça para abrir o marcador.
A Seleção precisou subir para o ataque buscando o empate, mas o único resultado da tentativa de reação foi abrir espaço para Haaland, novamente, receber com liberdade na entrada da área e finalizar com perfeição no canto de Alisson, que não alcançou a bola.
Nos acréscimos, o Brasil ainda recebeu um pênalti após Casemiro receber uma cotovelada dentro da área. Neymar converteu a cobrança e aproveitou para provocar o goleiro Orjan Nyland, mas não foi o suficiente para que a Seleção conseguisse uma reação, já que a partida chegou ao fim minutos depois.
A Noruega enfrenta o vencedor do confronto entre México e Inglaterra na quartas de final da Copa do Mundo 2026.
