
Presidente lidera pesquisas nacionais, mantém força no Nordeste e pode ser fator de desempate na disputa entre Renan Filho e JHC
Lula pode ser o fator de desempate na disputa entre Renan Filho e JHC pelo governo de Alagoas?
Esse é o tema do comentário de hoje.
O presidente lidera levantamentos nacionais recentes, mantém sua maior força eleitoral no Nordeste e segue bem avaliado em Alagoas, onde as últimas pesquisas registradas para presidente apontaram vantagem do petista.
Nos levantamentos de consumo interno que circulam nos bastidores, a leitura é parecida. Lula continua forte no Estado e seu apoio pode acrescentar pontos importantes a um candidato ao governo.
Num cenário de equilíbrio técnico entre Renan Filho e JHC, isso pode fazer diferença.
Renan Filho tem ligação direta com Lula. Foi ministro do governo, está no MDB aliado ao Planalto e conta com o apoio do grupo liderado por Paulo Dantas e Renan Calheiros em Alagoas.
JHC tenta seguir outro caminho. Não rompe com a direita, mas também evita se afastar de Lula. A estratégia é ficar independente pelo maior tempo possível.
O problema é que essa posição tem limite.
Se Lula vier a Alagoas nas próximas semanas e tiver apenas um candidato claramente identificado com seu projeto no Estado, o efeito político pode ser grande.
Hoje, esse nome tende a ser Renan Filho.
No comentário, analiso o peso do presidente na eleição estadual, a força de Lula no Nordeste e o desafio de JHC para continuar em cima do muro sem perder espaço dos dois lados.
A pergunta é simples: se Lula entrar de vez na campanha em Alagoas, quem conseguirá transformar esse apoio em voto para governador?