Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem TDL: terceiro nome pode empurrar eleição de governo para 2º turno

BLOG DO
Edivaldo Júnior

TDL: terceiro nome pode empurrar eleição de governo para 2º turno

Pesquisa é pesquisa. Retrato do momento. E o momento mostrado pela nova rodada da TDL indica vantagem de JHC na disputa pelo governo de Alagoas. No cenário direto contra Renan Filho, o ex-prefeito aparece com 51% das intenções de voto, contra 35% do senador do MDB.

Mas o dado mais interessante da pesquisa talvez esteja em outro cenário.

Quando o instituto inclui o nome de Alfredo Gaspar na disputa, a eleição muda de desenho. JHC cai para 41%. Renan Filho recua para 32%. Já Gaspar estreia com 15%.

O dado mostra que a entrada de um terceiro nome competitivo abre caminho para um possível segundo turno.

Independentemente de onde exatamente saem os votos, o cenário aponta para uma fragmentação maior do eleitorado da direita e da oposição ao grupo do governo.

Gaspar aparece como exemplo mais evidente porque foi o nome testado pela TDL. Mas a avaliação de interlocutores políticos é que qualquer candidatura competitiva no campo da direita teria potencial de largar acima dos 10%. Qualquer nome.

Hoje, o cenário de primeiro turno parece depender diretamente da capacidade de unificação da oposição. Se houver apenas um nome forte contra Renan Filho, a disputa tende a ficar concentrada. Se surgirem dois palanques competitivos, o segundo turno passa a ser um caminho mais provável.

O levantamento da TDL foi realizado entre os dias 30 de abril e 2 de maio, com 1.200 entrevistas presenciais em todas as regiões de Alagoas. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Pesquisa registrada no TRE/AL sob o número AL-02759/2026.