Ronda no Bairro registra aumento de ações e queda de crimes em Maceió
Programa da Seprev amplia patrulhamento, reduz roubos e fortalece sensação de segurança na capital

O Programa Ronda no Bairro divulgou, nesta semana, um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, mostrando um crescimento de 33% nas atividades operacionais em Maceió, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Ao todo, foram registradas 377 ações, contra 282 em 2024, nas áreas do Jacintinho, Centro, Orla e Benedito Bentes.
Leia também
Os dados refletem o compromisso do Governo de Alagoas em garantir mais segurança e tranquilidade para moradores e turistas da capital. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com as demais forças de segurança do Estado.
Segundo o secretário Ricardo Dória, os números comprovam a importância do trabalho integrado e da presença constante nas ruas.


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
“Estamos no caminho certo. O Ronda no Bairro se consolidou como uma política de proximidade, que não apenas reduz os índices criminais, mas também fortalece o sentimento de segurança e confiança da população. Nosso compromisso é ampliar ainda mais essa presença e cuidar das pessoas”, afirmou.
Entre as ações, destacam-se patrulhamento em diferentes modalidades — moto, carro, bike, patinete e a pé —, além de abordagens preventivas, blitzes e atendimentos integrados com a Polícia Militar e acionamentos via COPOM.

O aumento das operações refletiu diretamente na redução de crimes importantes. No Benedito Bentes, os casos de roubo caíram 50%, e não houve registro de tentativas de homicídio.
No Centro, não foram registrados roubos e os agentes atuaram intensamente no socorro à população. No Jacintinho, não houve registros de roubo, e brigas caíram 80%, com quedas de 75% nas tentativas de suicídio.
Na Orla de Maceió, maior área de atuação do programa, os índices também apresentaram reduções significativas: assédio sexual e atropelamentos caíram 50%, furtos 56%, roubos 43% e tentativas de homicídio 20%.
Os resultados reforçam que o Ronda no Bairro se consolida como uma política eficaz de segurança pública, que alia presença constante, integração entre forças e foco na proteção direta da população.
*Com assessoria
